Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Repórter londrinense traduz matéria em Libras ao vivo e emociona a web

Repórter que atua em Santa Catarina viralizou na internet com gesto comovente.

Imagem: Reprodução

Uma cena exibida pela NSC TV emocionou telespectadores e internautas, nesta sexta-feira (19), após ganhar destaque nas redes sociais. Durante uma participação ao vivo no telejornal, o repórter da CBN Joinville, o londrinense Niro Souza, transmitiu parte da informação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O gesto espontâneo emocionou a comunidade surda e gerou grande repercussão (assista abaixo).

O momento ocorreu durante uma reportagem sobre um feirão de empregabilidade exclusivo para pessoas com deficiência. No encerramento da matéria, Niro fez questão de sinalizar que o evento teria intérprete de Libras.

Imagem: Reprodução/Instagram

Além da repercussão positiva, o gesto teve um significado pessoal. Niro aprendeu Libras desde a infância, em Londrina, para se comunicar com os pais, que são surdos. “Eu aprendi com eles desde que nasci. Não sei dizer se aprendi primeiro português ou Libras”, relatou o repórter ao programa Ponto Final, da CBN catarinense.

“Não adiantaria eu fazer essa chamada somente em voz. Acho que foi uma ação natural, que veio de repente, mas que acabou sendo muito impactante”, contou o repórter ao programa Ponto Final, da CBN catarinense.

Niro nasceu em Londrina e viveu na cidade até a juventude, quando se mudou para a cidade catarinense. Apaixonado por esportes, iniciou a carreira na mídia catarinense cobrindo o futsal joinvilense. Essa foi a primeira vez que ele entrou ao vivo no telejornal da emissora.

A atitude de Niro viralizou nas redes sociais e emocionou internautas de todo o país. “Que emoção te ver transmitindo com acessibilidade linguística! Meu orgulho diário! Amor infinito!”, escreveu uma internauta. “Imagina a surpresa e a felicidade dos surdos assistindo TV… eu mesma fiquei super feliz!”, parabenizou outra. Ao longo do dia, centenas de milhares de pessoas enviaram mensagens parabenizando e agradecendo o repórter pelo gesto de carinho e inclusão.

Segundo Niro, a ação não foi planejada. “Foi de surpresa mesmo. Tanto que, quando acabou o vivo, minha primeira reação foi mandar mensagem para o editor pedindo desculpas por não ter combinado. Mas nem deu tempo, porque já veio uma enxurrada de mensagens, inclusive dos próprios editores, agradecendo emocionados”.

Para ele, o episódio reforça a necessidade de ampliar a acessibilidade nos meios de comunicação. “Hoje, nas escolas, se ensina inglês, espanhol, várias línguas, mas a língua oficial brasileira para se comunicar com a comunidade surda ainda não está presente”, destacou Niro à CBN.

Assista ao vídeo:

Redação Tem Londrina com CBN Joinville


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem