Deputado critica preços do novo pedágio no Paraná: ‘mais caro do Brasil’

Novo lote foi arrematado nesta sexta.

Imagem: Reprodução/ALEP

Sem concorrência no leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, o Grupo EPR ganhou o direito de explorar o Lote 2 do programa de concessão de rodovias do Paraná (PRVias), que abrange 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba e o litoral e os Campos Gerais e Norte Pioneiro. O leilão aconteceu nesta sexta-feira, 29 de setembro, e a única empresa presente deu 0,08% de desconto como lance.

O baixo desconto obtido em relação ao preço determinado pelo edital, foi alvo de críticas de deputados da oposição ao governador Ratinho Junior (PSD). “Em menos dez minutos, o Paraná voltou para a lista de tarifas de pedágio mais caro do Brasil”, disse o deputado Arilson Chiorato (PT). “Uma vergonha. A batida de martelo hoje na B3 pode ser considerada uma verdadeira pancada na competitividade paranaense e também no custo de vida, que, com certeza, ficará mais caro”, completou o parlamentar, que atuou como coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, na ALEP.

Imagem: Roberto Dziura Jr/AEN

Na avaliação do deputado, o leilão de hoje mostra que esse instrumento não garante ampla concorrência nem menor tarifa de verdade. “Aconteceu o que prevíamos. O pedágio vai ficar mais caro. Além da falta de concorrência, que já havíamos alertado que modelo não era competitivo, desconto vergonhoso aliado ao aumento de praças, maior tempo de exploração e degrau tarifário após o quinto ano. Infelizmente, o Paraná vai continuar na lista de um pedágio caro e abusivo”, criticou o parlamentar.

Segundo o contrato, o Lote 2, que tinha quatro praças, vai saltar para sete. Atualmente, as vias possuem praças de pedágio em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151) e Jacarezinho (BR-369). Com a nova concessão terá praça de pedágio também em Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e Jacarezinho (BR-153).

Imagem: Jonathan Campos/AEN

Ainda de acordo com Arilson, a primeira versão do edital previa aporte de imediato. Ele afirma que, com a mudança, para cada ponto percentual dado de desconto no leilão, a empresa precisaria empenhar R$ 100 milhões, isso dentro de uma faixa de 18 a 23%. Acima dos 23% até 30%, o valor subiria para R$ 120 milhões por ponto percentual. “Se a curva de aporte não tivesse sido ampliada, o pedágio seria ainda mais caro, porque havíamos alertado que inibiria o desconto”, explicou.

As tarifas ainda não possuem prazo para serem instituídas, mas a previsão é que a cobrança seja iniciada no primeiro trimestre de 2024.

Confira abaixo as novas tarifas:

São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,54

Sengés (PR-151): R$ 6,29 (nova praça)

Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39

Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39

Carambeí (BR-277): R$ 9,82

Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55

Quatiguá (PR-092): R$ 11,22 (nova praça)

Redação Tem Londrina