Deputados do Paraná pedem explicações sobre o Lote 2 do novo pedágio

Imagem: Rodrigo Félix Leal/SEIL

Os deputados Arilson Chiorato (PT), Evandro Araújo (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD), vão encaminhar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma série de pedidos de explicações sobre itens do edital de licitação do Lote 2 do programa de concessão de rodovias do Paraná (PRVias). Os requerimentos devem ser protocolados na próxima segunda-feira (17).

Uma parte das demandas repete questões que também abrangem o edital do Lote 1, como as diversas recomendações de aperfeiçoamento do processo feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que não foram observadas pela ANTT.

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Entre os pontos citados que embasam os requerimentos, o deputado Arilson, que coordenou os trabalhos da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, observa a necessidade de incluir mecanismos que garantam a execução das obras e também garantam transparência no processo. “Um dos pontos é justamente o tráfego de veículos, que foi alvo de questionamento anterior, uma vez que se faz necessário o acompanhamento da evolução da frota, para compor corretamente a tarifa”, ressalta.

“São questionamentos que envolvem itens técnicos, formais e de mérito de todo o programa de concessão”, explica Romanelli.

Segundo ele, há muitas dúvidas sobre a formatação do preço das tarifas, o degrau tarifário de 40%, a legislação que rege a licitação e as garantias das obras. A contagem de tráfego é outra preocupação, uma vez que os dados utilizados pelo órgão federal no processo de concessão são do final de 2019. Os deputados também questionam sobre a atualização das tarifas, já que o valor de referência é de outubro de 2021.

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A respeito do Lote 2, os deputados perguntam sobre as projeções de fluxo de veículos e seus impactos sobre o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Os parlamentares querem saber se no caso de o tráfego ser maior que o previsto no estudo feito pela ANTT haverá uma redução nos preços das tarifas.

Além disso, também cobram explicações sobre a ausência de investimentos em segmentos das rodovias estaduais PR-408, PR-411 e PR-805, no Litoral do Estado. Outra demanda diz respeito ao programa de obras no Norte Pioneiro, especificamente sobre a construção de viadutos na rodovia que corta o perímetro urbano de Bandeirantes.

“Algumas que constavam na modelagem anterior e sumiram reaparecem, ou seja, a população vai pagar duas vezes e outras, que são necessárias para a segurança de algumas regiões, não aparecem no novo modelo. Os municípios precisam ser ouvidos nesse processo. Vou continuar atento e apontando as falhas”, alerta Arilson para o planejamento de obras.

Lote

O lote compreende 605 quilômetros de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Redação Tem Londrina com Assessoria