DER notifica Econorte para retirada de cancelas extras em pedágio de Jataizinho
Órgão também pede retirada de redutores de velocidade
A Superintendência Regional Norte do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) notificou, nesta segunda-feira (07), a concessionária Econorte para que a empresa remova os dispositivos de redução de velocidade e as cancelas extras instaladas na praça de pedágio de Jataizinho, na região metropolitana de Londrina.
A empresa instalou as cancelas e os redutores com a intenção de evitar que usuários passem pelo local sem pagar a tarifa. A concessionária também contratou seguranças particulares para conter qualquer tipo de confusão na praça. Na última semana, vídeos e fotos foram divulgados na internet e geraram revolta na internet.
A tarifa em Jataizinho é a mais cara do estado, custando R$ 23,70 para veículos de passeio. O trecho, apesar do preço, não é duplicado.
Protesto
Centenas de manifestantes realizaram um protesto no local neste domingo (06). Durante o ato, a população chegou a quebrar parte das cancelas e liberar a passagem dos motoristas.
O DER/PR aponta que o sistema foi implantado sem análise e aprovação do órgão, que é o responsável pela fiscalização das estradas no estado.
Em nota, a Econorte afirma que novo sistema foi instalado para dar mais conforto ao usuário e deixar o local mais seguro. A concessionaria também informou que ainda não foi notificada pelo Departamento.
Redação Tem