Erro em rota de avião que trazia vacinas à Londrina será investigado pela FAB

Avião quase colidiu com boing da Gol. Controladores de voo evitaram tragédia.

Imagem: Reprodução/Radar24

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira ((FAB) vai investigar o que provocou o erro na rota do avião do Governo do Paraná na manhã da última terça-feira (19) quando ele trazia as doses da vacina contra a covid-19 para Londrina. A aeronave entrou em rota de colisão com um boeing da Gol. A tragédia foi evitada graças a ação rápida e precisa dos controladores de voo, que acompanhavam o trajeto das duas aeronaves e determinaram o desvio imediato. 

Imagens de radares mostraram o momento em que os aviões se aproximam. Também há um áudio que registrou o momento em que a controladora de voo instruiu o jato da GOL a abandonar a aproximação ao aeroporto, para não colidir com o monomotor que seguia para Londrina.

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, estava no interior da aeronave, mas afirmou que os passageiros não perceberam o ocorrido.

A Casa Militar do Governo do Paraná emitiu uma nota sobre o caso, ainda na noite de terça, afirmando que o piloto automático da aeronave apresentou uma “atitude inesperada” durante a decolagem. O texto diz também que os “procedimentos técnicos necessários foram tomados”, mas a o avião não respondeu de imediato, precisando acionar a informação de tráfego aéreo, ou seja, a torre de controle de voo.

A situação será investigada.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail