O que se sabe sobre o avião desaparecido na Serra do Mar no Paraná

O avião de pequeno porte, com três ocupantes, segue desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (3), no Paraná. A aeronave, modelo PA-28R-200, perdeu contato na região da Serra do Mar, próximo ao litoral paranaense. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Força Aérea Brasileira (FAB) participam das operações de buscas.
O que se sabe até agora sobre o paradeiro da aeronave?
▪ A aeronave particular Piper Arrow, modelo PA-28R-200, decolou do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, com destino à Paranaguá.
▪ Os umuaramenses Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste, e o piloto Jonas Borges Julião, embarcaram no avião. Genowei Junior, o ‘Juninho do Posto’, como é popularmente conhecido, e Furquim, seguiam para um compromisso de trabalho.
▪ A última comunicação feita pelo piloto foi às 10h, com o Aeroporto de Ponta Grossa.
▪ Desde então iniciaram-se as buscas pela aeronave, inicialmente realizadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e, na sequência, acompanhadas pelo Corpo de Bombeiros e a Força Aérea Brasileira (FAB).
▪ As buscas são concentradas em um grande território inóspito, na Serra do Mar.
▪ O Corpo de Bombeiros também iniciou uma operação de buscas por terra, fazendo contato com moradores, entretanto, nenhum vestígio foi localizado. A área onde as buscas são realizadas também é de difícil acesso.
▪ Moradores da região dizem ter ouvido um estrondo, no dia em que o avião sumiu. “Minha sogra chegou a ver um aviãozinho branco e, posteriormente, um barulho estranho, só que a gente não deu bola, um barulho diferente. Depois que ficamos sabendo do desaparecimento do avião”, detalhou uma moradora.
▪ Diversos drones são utilizados na operação, para facilitar a localização de vestígios do avião.
▪ Até o momento nenhum vestígio foi encontrado.
▪ As ações de buscas, aéreas e terrestres, vão continuar nesta quarta-feira (5).
Redação Tem Londrina