- Jornalismo
- 20 de março de 2025
Mãe de jovem morto pela PM é presa por desacato; família alega perseguição
Caso aconteceu após uma suposta abordagem policial em crianças que teriam se envolvido em uma briga escolar na região oeste da cidade.

A mãe e o irmão de Wender Natan da Costa, de 20 anos, que morreu durante uma abordagem policial no dia 15 de fevereiro, no Jardim Santiago, em Londrina, foram detidos na noite de terça-feira (18) após uma confusão no Colégio Estadual Polivalente, no Jardim Santa Rita. Vanessa da Costa, mãe de Wender, e Wesley da Costa, seu irmão, foram encaminhados à Central de Flagrantes junto com Thaís Azevedo, amiga da família (assista ao vídeo do caso). Os moradores afirmam que os policiais teriam agredido crianças de 9 e 12 anos durante uma abordagem na saída da escola.
Vanessa e Thaís foram liberadas na madrugada desta quarta-feira (19) após pagarem fiança de R$ 1 mil cada. Wesley assinou um termo circunstanciado e não foi detido.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a PM foi chamada para intervir em uma briga entre alunos no colégio. Durante a ação, de acordo com o BO, algumas pessoas teriam desacatado os policiais, o que resultou na detenção de Vanessa, Wesley e Thaís por crimes como desacato e risco à segurança escolar.

Vanessa relatou que foi ao colégio após receber uma ligação informando que seu sobrinho havia sido agredido pelos policiais militares. Ela afirmou que os agentes mudaram de comportamento ao reconhecê-la como mãe de Wender. Thaís, que também estava no local, disse que seu filho de 9 anos foi agredido pelos agentes e deve passar por exame pericial para comprovar as lesões.
A advogada da família, Iassodara Ribeiro, explicou que Vanessa iniciou uma transmissão ao vivo (assista abaixo) no Instagram durante o ocorrido, o que irritou os policiais. O celular de Vanessa foi apreendido para análise dos vídeos.
Assista ao vídeo:
O dinheiro para pagar a fiança foi emprestado por amigos e retirado de um evento beneficente realizado no sábado (15) para custear uma perícia particular sobre a morte de Wender.
Vanessa, mãe de Wender, expressou revolta com a situação, afirmando que está cansada de buscar justiça e sem condições de fazer novos protestos.
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou, em nota, que as mulheres foram presas em flagrante por desacato e ameaça e liberadas após o pagamento da fiança.
Redação Tem Londrina