ALEP no interior: Deputados vão ouvir demandas durante a ExpoLondrina

Projeto da Assembleia vai levar o trabalho do legislativo aos grandes eventos populares do Paraná.

Imagem: Divulgação

A primeira parada do ‘Assembleia Itinerante’, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que vai levar o trabalho do legislativo aos grandes eventos populares do Paraná, será em Londrina. Entre os dias 12 e 15 de abril na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), parlamentares da região estarão recebendo as demandas da população no evento.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os moradores da região para que consigam encaminhar diretamente aos parlamentares propostas e sugestões. Além das demandas, os deputados também vão utilizar o espaço para anunciar novas medidas e iniciativas.

Cloara Pinheiro (PSD), deputada estadual mais votada da cidade, adiantou que o município vai ganhar uma Procuradoria da Mulher, nos moldes da instalada na ALEP. A Procuradoria Especial da Mulher é um órgão de defesa, monitoramento e mediação criado em 2019 para incorporar o Poder Legislativo na luta das causas femininas. Atualmente, o órgão é comandado pela parlamentar. “A ExpoLondrina é um marco para a cidade. Então, a Assembleia vindo para cá, significa que a “Casa do Povo” está vindo até o povo. Estaremos lá [na Exposição] para escutar e fazer alguns anúncios. Uma novidade que vamos anunciar é que Londrina vai ganhar uma Procuradoria da Mulher. Além disso, os deputados da região já colocaram no papel as demandas da população que vamos levar até o governo”, adiantou a parlamentar.

Imagem: Reprodução

A questão da infraestrutura deve ser uma pauta constante nas discussões. Esta é a avaliação do deputado Tercílio Turini (PSD). “A Exposição de Londrina é o maior evento que temos na região. Recebe pessoas do Paraná, do Brasil e de países estrangeiros para discutir o agronegócio. Mas, além disso, é uma grande festa popular. Então teremos a oportunidade de conversar com lideranças para ouvir sugestões. Também vamos entregar dois documentos para o governo pedindo obras de infraestrutura para a região”, explicou.

Aproximação

Para o deputado Tiago Amaral (PSD), a iniciativa do legislativo visa atender as necessidades da sociedade. “A Assembleia é a “Casa do Povo” e tem de ir onde o povo está. Ir além dos gabinetes, estar perto do coração das pessoas, das suas necessidades e sonhos. Eu sempre faço isso nas minhas viagens aos municípios e penso que essa iniciativa mostra que a Assembleia, como instituição, está conectada ao que todos os paranaenses esperam de nós. E é significativo a Assembleia Itinerante começar por Londrina, uma cidade que se construiu pela força do seu povo. Vivenciar essa energia de Londrina, essa energia pé vermelha, vai fazer muito bem a toda a nossa Casa”, disse Amaral.

O deputado Cobra Repórter (PSD) lembrou também que projeto é importante para que as pessoas conheçam do trabalho da Assembleia. “É muito importante para a população conhecer o papel que o deputado exerce. Por isso, vamos atender prefeitos e entidades para saber o que a região precisa. Além disso, iremos debater projetos da Assembleia. Estaremos em Londrina com as ações dos deputados”, comentou o deputado.

Imagem: Orlando Kissner/Alep

Na visão do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), esta aproximação eleva o debate sobre as necessidades da população. “Os deputados estarem próximos ao povo é uma atividade regular, mas quando você leva uma instituição como Assembleia formalmente para interagir com a sociedade civil organizada você tem um grande ganho do ponto de vista da qualidade do debate e da discussão. A Assembleia é um instrumento para pensar o Paraná por causa de sua representação. O Assembleia Itinerante é um movimento importante, pois como as audiências públicas, ouve a população”.

O projeto

O Assembleia Itinerante foi lançado pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.

A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

Em maio, é a vez de Maringá. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio.

Redação Tem Londrina com ALEP



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail