Belinati diz que decretos contra aumento da Sanepar são “demagogia”

Prefeitos da região estariam agindo com "populismo" afirma Marcelo Belinati

Foto: Reprodução / PML

O prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) chamou de “demagogia” a ação dos prefeitos que estão assinando decretos para barrar o reajuste de 12% da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) homologado na última semana.

Desde a semana passada, prefeitos de alguns municípios do Paraná têm assinado decretos que visam o cancelamento do aumento nas tarifas de água e esgoto.

Na região de Londrina, os prefeitos de Bela Vista do Paraíso e Rolândia decidiram barrar o reajuste.

“Isso é demagogia e populismo dos prefeitos. Não tem efeito prático”, disse o prefeito de Londrina.

‘Sem amparo legal’

Segundo o prefeito de Londrina, os decretos não teriam “amparo legal”, pois na prática, os executivos municipais não poderiam barrar os reajustes já que o Governo do Estado é quem deve determinar os preços.

“Sanepar é um órgão estadual. Quem define a tarifa são órgãos estaduais. Prefeito não apita nada. Ou seja, a tarifa na cidade deles vai subir do mesmo jeito.” afirmou Belinati.

Decretos

A prefeitura afirma que na maioria das cidades em que os decretos foram assinados, o argumento utilizado é que os contratos com a Sanepar não foram renovados ou ainda estão sendo discutidos.

Este não é o caso de Londrina, já que não há irregularidades contratuais que justificariam um decreto cancelando o reajuste, apontam os técnicos do Município.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail