Câmara aprova venda de imóveis da Caapsml em 1ª votação; veja como votaram

Projeto passou em primeira discussão com 14 votos favoráveis, 4 contrários e uma ausência. Saiba como cada parlamentar votou.

Sessões ocorrem online por causa da pandemia – Foto: Reprodução/CML

Com 14 votos a 4, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou em primeira discussão, o projeto de lei que de autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), que autoriza a venda de três imóveis pertencentes à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), sendo dois deles na Rua Pernambuco e uma na Rua Henrique Dias, na confluência com a Avenida Duque de Caxias. (Veja como cada vereador votou abaixo).

A justificativa do chefe do executivo, é que o objetivo do projeto é minimizar o déficit financeiro da previdência municipal. Agora, o documento segue para segunda votação.

Os servidores municipais são contrários a proposta. Eles defendem que o déficit da previdência foi gerado pela falta de aportes financeiros que deveriam ter sido feitos pelo próprio executivo. Sendo assim, a dívida precisaria ser paga com recursos da própria prefeitura. “Os terrenos não pertencem ao executivo, eles são nossos, são da Caapsml. Portanto, não podem ser vendidos para pagar uma dívida da prefeitura com a gente. O prefeito quer usar o nosso próprio dinheiro para pagar uma dívida que é dele. É como se eu pegasse o apartamento do meu vizinho e vendesse para pagar uma dívida que é minha, não tem lógica”, explica a servidora municipal Ângela Silva.

“Pedimos que os vereadores e a vereadora nos ouçam e que não aprovem nenhum projeto relacionado a Caapsml e a reforma da previdência este ano”, reforça a servidora. Ainda restam três projetos a serem votados em regime de urgência, todos relacionados ao Caixa de Assistência dos Servidores.

Veja como votaram:

Painel de votação em sessão online – Foto: Reprodução/CML

FAVORÁVEIS À VENDA
Ailton Nantes (PP)
Emanoel Gomes (REPUB)
Estevão da Zona Sul (PL)
Felipe Prochet (PSD)
Guilherme Belinati (PP)
Jairo Tamura (PL)
José Roque Neto (PSB)
João Martins (PL)
Junior Santos Rosa (REPUB)
Madureira (PTB)
Mario Takahashi (PV)
Pastor Gerson Araújo (PSDB)
Professor Rony (PTB)
Péricles Deliberador (PSC)

CONTRÁRIOS À VENDA
Amauri Cardoso (PSDB)
Eduardo Tominaga (DEM)
Roberto Fu (PDT)
Vilson Bittencourt (PSB)

AUSENTE
Daniele Ziober (PP)

Comissões

O projeto recebeu manifestação favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, no entanto, com voto contrário do vereador Amauri Cardoso (PSDB).

A Comissão de Finanças seguiu o entendimento da Controladoria da Câmara e também manifestou-se favoravelmente ao projeto, com uma emenda para explicitar que os recursos da venda serão aplicados em despesas correntes do Fundo de Previdência. O PL recebeu ainda manifestação favorável da Comissão de Seguridade Social e manifestação contrária da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, com voto em separado do vereador Pastor Gerson Araújo (PSDB), que votou a favor.

Redação Tem com CML



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail