Câmara de Londrina vota projeto sobre reajuste salarial de vereadores
Projeto será válido para a próxima legislatura, de 2025 a 2028.
A Câmara Municipal de Londrina vai votar, nesta terça-feira (27), um projeto de lei que propõe o reajuste dos salários dos vereadores da próxima legislatura, elevando a remuneração de R$ 13.636,59 para R$ 15.600,00. De acordo com a proposta, o valor passaria a ser instituído em 1 de janeiro de 2025.
O projeto será votado em regime de urgência pelos parlamentares.
A justificativa, segundo a presidência da Casa, é que a Lei Orgânica do Município de Londrina estabelece que compete à Câmara Municipal fixar por lei, em cada legislatura para a subsequente, o subsídio dos vereadores. O presidente da Câmara, Emanoel Gomes (REPUB), afirma que os vencimentos da atual legislatura (2021-2024) não foram recompostos em 2021 e 2022 e que o valor proposto na fixação do subsídio para a próxima legislatura leva em conta os índices inflacionários desses dois anos.
“Não haverá nesse projeto nenhum impacto de ganho real, apenas perdas inflacionárias”, afirmou.
Mais dois projetos
Os vereadores ainda vão votar o PL nº 21/2024, que visa reajustar em 3,82%, a partir de 1 de fevereiro de 2024, os vencimentos dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Londrina, a título de recomposição relativa à perda inflacionária.
O porcentual foi apurado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Os vereadores também decidirão sobre o PL nº 19/2024, que entre outras medidas, inclui os seguintes órgãos na estrutura da Câmara Municipal de Londrina: Ouvidoria Legislativa, Diretoria Administrativo-Financeira e Diretoria de Comunicação e Mídias.
Redação Tem Londrina