Câmara derruba veto a PL que definiu academias e escolas como essenciais

Foto: Reprodução/Assessoria

Durante a sessão desta quinta-feira (04) da Câmara Municipal de Londrina (CML), realizada remotamente e com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, os vereadores derrubaram o veto do prefeito ao projeto de lei (PL) que considera como atividades essenciais as academias esportivas e instituições de ensino.

Apreciado em regime de urgência, os parlamentares rejeitaram, por 17 votos, o veto integral do prefeito Marcelo Belinati (PP) ao PL nº 68/2020. O projeto agora segue ao Poder Executivo para promulgação. A proposta havia sido aprovada em segunda discussão no dia 22 de dezembro do ano passado. De autoria do vereador Madureira (PTB), o documento estabeleceu que as academias de ginástica e musculação, natação, hidroginástica, artes marciais, escolas de dança, escolas de iniciação esportiva e o serviço de personal trainer são atividades essenciais à saúde em período de calamidade pública em Londrina, proibindo a determinação de fechamento total desses locais. O projeto também foi aprovado com a emenda nº 1, do vereador Eduardo Tominaga (DEM), que incluiu os serviços da área de educação no rol de atividades essenciais em Londrina.

O prefeito justificou o veto com base em parecer da Procuradoria Geral do Município que apontou que o texto do projeto afrontou o princípio da separação de poderes, pois invadiria competência exclusiva do chefe do Executivo Municipal. A Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina também apresentou relatório no mesmo sentido. Contudo, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação, na tarde desta quinta-feira (04), manifestou-se favoravelmente à rejeição do veto, com voto em separado do vereador Matheus Thum (PP), que se posicionou pela manutenção do veto.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail