Nicolás Maduro vence eleição na Venezuela com 67% dos votos

Apesar da crise política e econômica, eleitores preferiram Maduro à nomes da oposição

O presidente Nicolás Maduro, foi reeleito com 65% dos votos para mais 6 anos de mandato na Venezuela.

Por volta das 23h30, deste domingo (20), o Conselho Nacional Eleitoral, confirmou a vitória de Nicolás Maduro que obteve 5,8 milhões, sendo 67% dos votos válidos.

Comparecimento às eleições foi menor que o esperado – Foto: Fernando Llano / AP

Em segundo lugar, ficou o candidato da oposição Henri Falcón, com 1,8 milhão de votos (21%). Pouco antes do anúncio do resultados da eleição, Falcón declarou que não reconheceria o processo eleitoral deste domingo e exigiu a convocação de novas eleições. Analistas políticos compararam a atitude com a senador Aécio Neves, do PSDB, que não reconheceu a derrota e pediu recontagem dos votos após as eleições de 2014, no Brasil.

O pastor evangélico Javier Bertucci obteve 942 mil votos (11%), e ficou em terceiro lugar.

Nicolás Maduro, Henri Falcón e Javier Bertucci – Fotos: Marco Bello, Carlos Garcia, Carlos Jasso

A Venezuela vive hoje, uma crise política e econômica que reflete em alguns setores da população, porém, a votação expressiva na reeleição do presidente, parece mostrar que os mais pobres, os grandes afetados pela crise, ainda confiam nas políticas realizadas pelo chefe de estado. Apesar da crise, Maduro, em seu discurso de vitória, prometeu prosperidade e garantiu que mudanças serão realizadas, “a economia que existe hoje não nos serve porque foi infectada de neoliberalismo”, afirmou o presidente reeleito.