Ratinho Junior diz que direção do Iapar não sairá de Londrina

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), garantiu nesta segunda-feira (7), durante entrevista para a Rádio Paiquerê FM, que não irá retirar a sede do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) de Londrina.

O chefe do executivo paranaense, ainda tentou tranquilizar os funcionários do órgão e afirmou que pretende manter as pesquisas realizadas pela entidade. A ideia do governo de transformar o Iapar em uma pasta da Secretaria de Agricultura preocupa os pesquisadores.

Ratinho, afirma que é necessário “reduzir a máquina pública.” O governador ainda citou que com a incorporação do órgão em uma secretaria, é “possível que o instituto que tem 17 diretorias, ficará com quatro ou cinco. Vamos ter menos e um custo menor”.

O que faz o IAPAR?

O Iapar é um dos únicos órgãos do Estado, que possui sede no interior, fora da capital Curitiba. A sede, em Londrina, ainda possui dois pólos regionais de pesquisa, em Curitiba e Ponta Grossa, além de 16 fazendas xperimentais, 23 estações agrometeorológicas e 25 laboratórios de diferentes áreas de especialidade para pesquisa e prestação de serviços.

A entidade é formada por cerca de 772 funcionários, sendo que destes, mais de 110 são pesquisadores, a maioria com doutorado e pós-doutorado. Atualmente, o instituto realiza 15 programas de pesquisa que englobam as áreas de agroecologia, algodão, arroz, café, cereais de inverno, feijão, forrageiras, fruticultura, manejo do solo e água, milho, produção animal, propagação vegetal, recursos florestais, sistemas de produção, divididos em 225 grandes projetos de pesquisa, que totalizam 560 experimentos de campo espalhados por todo o Estado.

O trabalho é realizado em estações experimentais do próprio Iapar, além de parceria com cooperativas, associações de produtores, universidades e outros centros de pesquisa.

Redação Tem