Como ter uma alimentação saudável no trabalho?

Com a rotina atribulada dos dias de hoje, muitas vezes as refeições não são realizadas de maneira adequada. Por isso, é importante nos períodos entre uma tarefa e outra alimentar-se de lanchinhos saudáveis. No trabalho, por exemplo, a dica é levar de lanche frutas que não precisem de muita manipulação, como ameixa, maçã, banana, pêra, tangerina ou caqui. Outras opções são as frutas oleoginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, barras de cereais com baixo valor calórico e maior quantidade de fibras, além de frutas secas e biscoitos integrais.

Foto: Blog Mara

Mas os nutricionistas também alertam que existem alimentos que devem ser evitados por conterem excesso de calorias, açúcares, sódio e gordura trans, como doces, salgadinhos, frituras, biscoitos recheados e refrigerantes. Uma boa alternativa para aqueles momentos de cansaço no meio da tarde é comer uma barra de 30 g de chocolate meio amargo, pois o chocolate meio amargo tem menos gordura e mais cacau.

Caso a empresa em que trabalhe ofereça a opção de levar o almoço, inclua uma alimentação balanceada com todas as fontes de nutrientes em quantidades adequadas. Valorize os alimentos frescos e não processados, pois eles garantem melhor aproveitamento de todos os componentes nutritivos.

Se não tiver tempo de preparar a comida em casa e levar marmita ao trabalho, ou não houver um ambiente apropriado para se alimentar na empresa, saiba escolher de forma saudável onde e o que almoçar. Se optar pelo quilo, pense antes de montar o prato. Comece preenchendo com saladas e legumes, evite molhos brancos, e dê preferência ao simples e clássico, como arroz integral, feijão e frango grelhado.



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