Enfermagem da UEL lança selo comemorativo de 50 anos
Em solenidade no Anfiteatro do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi lançado o selo dos 50 anos do curso de Enfermagem, que serão completados em 2022. O evento contou com a presença de professores, estudantes, aposentados, profissionais e diversas autoridades. Os presentes puderam apreciar apresentação musical de Flávio Collins Costa, violinista da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL).
A professora e coordenadora geral do evento, Maria Clara Kreling, abriu as falas exaltando o trabalho de parceria dos docentes da área de Fundamentos de Enfermagem com a servidora da diretoria de Serviços Gráficos, da Coordenadoria de Comunicação da UEL, Rosane Olivia Delattre Freire, para elaboração do selo comemorativo.
Pioneiros enaltecidos
A chefe do Departamento de Enfermagem, Renata Perfeito, fez um discurso emocionado exaltando a história de sucesso do curso, a importância das professoras aposentadas, presentes no evento, e que fizeram parte de sua formação. “Sou prata da casa e tenho muito orgulho desses quatro anos como chefe do departamento, espero estar aqui nos 100 anos.”, comentou.
A coordenadora do Colegiado do curso de Enfermagem, Daniela Biguetti Martins Lopes afirmou que, nestes 50 anos, o curso já formou mais de 2.900 profissionais de excelência.
Magali Godoy, atual diretora de Enfermagem do HU, contou que ingressou na graduação em enfermagem na UEL em 1981. Ela declarou que se orgulha de atuar como profissional no HU/UEL. “O curso sempre adéqua seu currículo às necessidades de mercado e pedagógicas. Como gestora do HU, hospital que é campo de formação e atuação do aluno e que recebe muitos profissionais formados na UEL, posso dizer que são profissionais de destaque.”, comentou a diretora.
Curso de excelência
A superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, enfermeira formada pela UEL, também exaltou a excelência do curso e seu reconhecimento em instituições respeitadas em todo país. “A Enfermagem da UEL é forte, vigorosa, pioneira, assistencialista com diversas realizações a favor do bem”, completou.
Já a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Sarah Hegeto, também formada em enfermagem na UEL, agradeceu as professoras aposentadas presentes e enalteceu a formação oferecida pelo curso de Enfermagem.
O diretor do CCS, professor Airton José Petris, formado em farmácia pela UEL, afirmou que conviver com a Enfermagem o ensinou sobre cidadania e cuidado.
O vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, que é do CCS, agradeceu a oportunidade de participar deste momento histórico e disse que a Enfermagem é um curso que ensina sobre o respeito à vida.
Após as falas das autoridades o selo foi apresentado pela professora Maria Clara Kreling, que explicou o significado dos seus elementos, sendo eles, a palavra Enfermagem; a figura da lâmpada, símbolo da área; o nome da Universidade Estadual de Londrina; o catavento, que representa o currículo integrado com as diversas áreas do conhecimento e o numeral cinquenta, representando os 50 anos do curso.
Ao final do encontro os convidados foram presenteados com um botton do selo comemorativo.
Redação Tem com Agência UEL