Família de Londrina estaria sendo monitorada com suspeita de coronavírus, diz jornalista
Secretaria de Saúde não confirma caso e pede que população não entre em pânico.

Uma família de londrinenses que teria vindo recentemente da China, está sendo monitorada em Londrina, após apresentarem sintomas parecidos com os do coronavírus. A informação foi repassada por uma fonte ligada à Secretaria de Saúde de Londrina na tarde deste sábado (01) e divulgada por um jornalista da cidade em sua rede social, no entanto, não foi confirmada oficialmente pelo órgão.
O secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, disse que não há nenhum caso suspeito de coronavírus na cidade e que a secretaria não está realizando nenhum monitoramento. A fonte ouvida pelo TEM, no entanto, diz que a informação está sendo reservada para não ocasionar pânico.
“Londrina não tem nenhum caso suspeito do coronavírus neste momento, tampouco estamos monitorando algum paciente”, diz o secretário.
De acordo com as informações, os familiares estariam sendo monitorados em um hospital público da cidade. Segundo a fonte, a prefeitura teria decidido não divulgar o caso, para evitar pânico na população.
O caso não é alarmante e deve ser tratado apenas como suspeita da doença, já que os sintomas são os mesmos de uma gripe ou resfriado.
Sem pânico
Servidores da área de Saúde de Londrina afirmam que este não é o momento para gerar alerta ou pânico, uma vez que não há casos confirmados da doença no país.
Leia também: Secretário de Saúde do PR descarta casos de suspeita de coronavírus

O jornalista Fernando Brevilheri, também divulgou em suas redes sociais a informação sobre o caso.
Hospitais de Londrina se equipam
Membros da comissão controle hospitalar da Santa Casa de Londrina estão organizando um protocolo de atendimento que segue as normas do Ministério da Saúde. No Hospital Evangélico, a área de isolamento também está preparada caso haja necessidade de receber pessoas infectadas.
O Hospital Universitário de Londrina também se equipa e organiza protocolos de atendimento especializados no atendimento de pacientes com coronavírus, caso seja necessário.

No Paraná, todos os casos de suspeita de doença foram descartados.
Leia também: Prefeitura afirma estar preparada para conter vírus
O Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país. Segundo balanço divulgado às 12h deste sábado (01). Já foram descartados outros dez casos, três deles no Paraná.
Dicas de prevenção do coronavírus
1 – Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
2 – Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
3 – Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
4 – Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
5 – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
6 – Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
7 – Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
8 – Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).
Redação Tem