Saúde aplica mais de 8,7 mil doses durante mutirão de vacinação em Londrina
Imunização contra a gripe está ampliada para toda a população da cidade.
O Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado (10), pelo governo estadual em todo o Paraná, aplicou 8.744 doses vacinas em Londrina. Deste total, 7.768 foram de vacina contra influenza e o restante, 976 doses, de outras vacinas do calendário nacional. Além da imunização, as equipes da Secretaria de Saúde avaliaram 3.974 carteiras de vacinação de pessoas que compareceram às unidades.
Ao todo, as doses foram administradas em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da área urbana e rural da cidade, que estiveram abertas das 8h às 17h, para realizar a ação. Além disso, do total das 8.744 doses, 220 foram aplicadas na V Feira da Saúde que também aconteceu no sábado (10), no pátio do Hospital da Zona Sul (HZS).
A abertura do Dia D aconteceu na UBS do Alvorada e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e da secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó. Além da UBS do Alvorada, estiram abertas as unidades do Santiago (oeste); João Paz e Vivi Xavier (norte); Ouro Branco e Itapoã (sul); Guanabara e Vila Nova (centro); Armindo Guazi e Marabá (leste); Guaravera, Paiquerê e Irerê (distritos).
No último sábado (10), o governo do Paraná ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população, com idade a partir dos seis meses. O secretário Beto Preto falou sobre isso durante o Dia D. “Já decorremos mais de um mês da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná, por isso resolvemos ampliá-la para todas as faixas etárias. No ano passado quase 700 mil doses sobraram no final da campanha e isso não pode acontecer. É importante se vacinar agora, pois permitirá ao organismo conferir imunidade antes de o frio intenso chegar”, ponderou.
A secretária Vivian Feijó fez um apelo para que toda a população se vacine contra a gripe.
“Nós estamos convivendo, há duas semanas, com uma superlotação nos atendimentos das crianças nas unidades, com restrição de vagas de terapia intensiva na nossa cidade, crianças sendo remanejadas e adultos internados. Por isso, fazemos um apelo para que a população tome a vacina, pois ela ameniza os sintomas e diminui as complicações. Sabemos que atrás do vírus vem a bactéria, a pessoa pode desenvolver pneumonia, agravar, evoluir para insuficiência respiratória podendo, até mesmo, levar ao óbito, em especial nos idosos, nas gestantes e na população de risco”, alertou.
A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B.
Todas as UBSs de Londrina ofertam a dose de vacina contra a gripe durante a semana, das 7h às 18h30. Para receber a dose, basta se dirigir à UBS de referência, munido de documento de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos.
Redação Tem Londrina com NCom