- Jornalismo
- 17 de setembro de 2025
Londrina imuniza 53% do público-alvo contra a gripe, mas meta é 90%
Saúde realizou diversas ações de vacinação pela cidade, mas meta ainda está longe de ser atingida.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que Londrina atingiu 53,55% do público-alvo vacinado contra a influenza, apesar de conseguir ultrapassar a metade, o índice ainda está abaixo da meta, que era de imunizar 90% deste público. Ao todo, foram aplicadas 184.918 doses.
Ainda segundo a secretaria, desde o início da campanha, foram imunizados 108.279 idosos, 35.624 crianças e 4.763 gestantes.

No Paraná, a campanha resultou na aplicação de 3.648.672 doses, alcançando 2.918.527 pessoas da população-alvo (54,43%). Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, foram aplicadas 50.875.139 doses, das quais 46.929.604 foram destinadas à população-alvo, somando 48,63% desse grupo.
A Prefeitura de Londrina também informou o encerramento da divulgação de boletins de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). A justificativa do município é o momento epidemiológico considerado favorável, apontando para diminuição de casos e internações.
Recentemente, o Paraná deixou oficialmente do estado de alerta que havia sido instituído por meio da Resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nº 1.014/2025 para os casos de SRAGs.
Campanha de vacinação
Em Londrina, a SMS informou ter conduzido diversas ações de vacinação em massa nos últimos meses, inclusive com atividades externas, além disso, segundo a pasta, também foi criado o Plano de Contingência Municipal de Síndrome Respiratória, incluindo intensificação da vigilância das Unidades Sentinelas, implantação de Unidade de Referência na UBS Ouro Branco para atendimento de Síndromes Gripais (SG) e ampliação dos atendimentos ambulatoriais infantis.
Prevenção
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin reforçou a importância das medidas de prevenção e transmissão das doenças respiratórias agudas e da etiqueta respiratória, como a higienização frequente das mãos e o uso de máscara cirúrgica em situações específicas. “É fundamental que a população mantenha esses cuidados para prevenir a propagação das Síndromes Gripais, e salientamos também que as vacinas contra a influenza e contra a covid-19 continuam disponíveis para o público-alvo nas Unidades Básicas de Saúde de Londrina”, frisou a diretora da SMS.
Redação Tem Londrina com NCom


