Londrina lança etapa de mutirão para 1.200 cirurgias de catarata
A Prefeitura de Londrina lançou, nesta quinta-feira (6), novo mutirão de cirurgias de catarata. A previsão é atender 1.200 pacientes que, atualmente, estão na fila de espera pelo procedimento, mediante investimentos de R$1,1 milhão em recursos públicos. A ação é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde e tem parceria com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon).
Esta será a terceira etapa do mutirão de cirurgias de catarata. As fases anteriores foram lançadas em 2018 e 2019.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), destacou que o procedimento cirúrgico para a catarata é rápido, sendo que a doença afeta muito a rotina do paciente. “Esse é um trabalho importante que começamos quando entrei na Prefeitura, em 2017. A gente identificou milhares de londrinenses aguardando na fila pela cirurgia de catarata, que é uma cirurgia muito simples. Muita gente cega ou sem enxergar bem, à espera por uma cirurgia que dura cerca de dez minutos. E por isso iniciamos os mutirões de cirurgias de várias especialidades, inclusive de catarata”, detalhou.
O oftalmologista e fundador do Hoftalon, Nobuaqui Hasegawa, explicou que a cirurgia é o tratamento mais recomendado e eficaz para os pacientes que sofrem com catarata. “Quando a lente do olho, o cristalino, perde sua transparência e fica opaca, chamamos de catarata, porque começamos a enxergar embaçado e cada vez menos. Praticamente toda pessoa terá porque é natural do envelhecimento e característico da população acima dos 50 ou 60 anos. E é algo que diminui muito a qualidade de vida, porque a idade nos traz dificuldades de audição, de locomoção, imagina sem a visão. Atrapalha demais e por isso é tão importante operar porque, sem outras doenças associadas, após a cirurgia a pessoa recupera completamente a visão”, comentou.
Para lançar o mutirão e autorizar o aporte de recursos, Belinati esteve no Hoftalon na tarde desta quinta-feira (6), acompanhado do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Eles foram recebidos pelo fundador do Hoftalon, o oftalmologista Nobuaqui Hasegawa, e pelo presidente do Conselho Administrativo do hospital, o doutor Luiz Soares Koury.
Redação Tem com Ncom