Londrina lança ferramenta para paciente acompanhar lugar na fila de consultas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou, nesta semana, uma ferramenta que acessa os dados da Fila de Espera para Consultas Médicas em Londrina. A plataforma on-line pode ser acessada no Portal da Transparência (clicando aqui). Fazendo o preenchimento de dados pessoais do paciente, é possível verificar pedidos de encaminhamento para consulta com especialistas, qual o status desse pedido, a posição na fila de espera e o prazo estimado para agendamento.
O anúncio dessa plataforma inédita foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado com a presença da promotora de justiça Susana de Lacerda, do Ministério Público do Paraná (MP).
“Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem fazer a consulta de sua posição na fila através de forma fácil e didática, fornecendo apenas suas informações pessoais”, disse o secretário.
Além de informações sobre a espera por consulta com médico especialista, dentro do SUS, o usuário que acessar a página também poderá encontrar a orientação para que retorne à Unidade Básica de Saúde (UBS) para complementar suas informações.
No sistema público de saúde, as consultas com médicos especializados, como cardiologistas, neurologistas, ortopedistas, oftalmologistas e outros, são agendadas mediante avaliação e encaminhamento pelo médico na Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada um desses encaminhamentos é avaliado na Secretaria Municipal de Saúde, pela Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS).
Para conferir sua posição na fila de espera, ou o status do seu pedido de consulta com especialista, o usuário deve fornecer os seguintes dados: CPF ou número do Cartão SUS, data de nascimento, e primeiro nome da mãe. Caso as informações estejam fidedignas ao cadastro junto ao SUS, ele irá visualizar todos os pedidos, atuais e antigos, de encaminhamentos.
As informações exibidas incluem qual a data de entrada na fila, especialidade solicitada e tipo de atendimento, status do pedido, posição na fila e estimativa de agendamento. Essa previsão é uma media, calculada com base nos últimos três meses.
A promotora de Justiça do MP-PR, Susana de Lacerda, considerou a plataforma como um grande avanço. Ela contou que muitos usuários procuram o Ministério Público em busca de informações sobre seus encaminhamentos para essas consultas. “O número de procedimentos que eu tenho é grande, ultrapassa de mil, isso sem contar os atendimentos que, muitas vezes, resolvemos via contato por telefone com a Saúde. Em muitos casos a angústia das pessoas é por não saber o fluxo da Secretaria, se deve ou não procurar a UBS, se a consulta está ou não agendada, se ainda têm direito mesmo após um longa espera. Muitos procuram o MP apenas para saber a data da consulta”, citou.
Susana de Lacerda reforçou que os usuários terão a oportunidade de conferir seus encaminhamentos e, ao mesmo tempo, a entenderem e saberem que quem tem a consulta marcada, mas não comparece, prejudica a si e os outros pacientes. “Quando o cidadão for consultar sua posição, ele vai ter uma ideia do tempo aproximado a aguardar, inicialmente, pela consulta eletiva. E se houver situações de risco, essa colocação pode ser alterada. Isso auxilia até o Judiciário pois, em caso de judicialização, possibilita ao juiz ter o acesso à fila do paciente e, também, entender a fila como um todo, se vai passar na frente de outros pacientes, ou se é uma espera razoável. Isso faz com que não haja judicialização precipitada, que impede que as pessoas sejam tratadas de forma equânime e de acordo com a urgência delas”, enfatizou.
Redação Tem Londrina com NCom