Londrina registra 128 notificações de possíveis casos de dengue

Nenhum caso foi confirmado até o momento, mas Secretaria de Saúde mantém alerta

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (16), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início de 2019 até o momento, foram registradas 128 notificações relacionadas à doença. Nenhum caso ainda foi confirmado e quatro foram descartados, porém, outros 124 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Não há notificações sobre casos de febre chikungunya e zika vírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando ações educativas e de conscientização sobre a prevenção a endemias. Um dos pontos principais abordados são os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a chikungunya. Durante todo o ano são promovidas palestras, mutirões, exposições e divulgação em áreas públicas, entre outras atividades.

Além disso, a Saúde continua realizando as vistorias de rotina e chamando a atenção da comunidade com relação aos cuidados preventivos necessários para este período do ano, de temperaturas elevadas, e quando muitas pessoas entram em férias e ficam ausentes de suas residências. Entre as medidas recomendadas estão os cuidados com tampas de vasos sanitários, que devem permanecer fechadas, com a água dos animais que deve ser trocada para não ficar parada. Também deve ser dada atenção especial a locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, ralos, calhas, entre outros.

Outras informações podem ser obtidas com a gerente de Vigilância Ambiental, Diana Martins, no 3372-9482.

Redação Tem