Material educativo da UEL conscientiza e auxilia a saúde de quem vive com HIV

Imagem: Reprodução/Youtube

O projeto Viva PositHIVo, do Departamento de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), desenvolveu um material educativo para promoção da saúde de pessoas que vivem com HIV (soropositivo). O material, com patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), tem como propósito apresentar de forma didática o processo de infecção do HIV, além de incentivar a adesão ao tratamento e reduzir a transmissão do vírus.

O material tem sido utilizado nas práticas da graduação do curso de Enfermagem e pelos residentes de Enfermagem em Infectologia da Universidade. Também está disponível, gratuitamente, para os serviços especializados no atendimento de pacientes soropositivos.

A ferramenta foi criada pela professora Gilselena Kerbauy, da área de infectologia, do Departamento de Enfermagem, com o objetivo de promover a saúde por meio de metodologia educativa, principalmente durante consultas de pessoas com HIV. O material é formado por um conjunto de peças que representam a corrente sanguínea, o vírus HIV, as células de linfócitos T CD4+, os comprimidos do tratamento antirretroviral e a ação dos antirretrovirais.

De acordo com a professora, coordenadora do Viva PositHIVo, a ferramenta passou por uma fase de validação e sua efetividade foi analisada por profissionais e pacientes, que aprovaram o uso do material. A pesquisa foi realizada em conjunto com duas estudantes da área de infectologia da UEL, Ana Carolina Souza de Lima, mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, e Blenda Gonçalves Cabral, residente de Enfermagem.

Entre os relatos, está o de um profissional infectologista. “Excelente ferramenta para o trabalho educativo, muito simples, objetiva e didática. Atendemos muitas pessoas com baixa escolaridade e este pode ser mais um recurso ilustrativo para contribuir com o diálogo junto aos usuários. Informações estruturadas de forma didática, fica muito claro a importância da adesão ao tratamento”, disse.

Pessoas que vivem com HIV, principal público-alvo do projeto, também avaliaram a didática da ferramenta. “Tive o prazer de receber essa explicação pessoalmente em meu diagnóstico e foi muito esclarecedora, tirou um imenso medo e preconceito sobre o tratamento e como ele acontece. A explicação conforta e deixa quem ouve mais calma, com sensação de segurança e longevidade, mais que uma dose de fármaco é uma dose de esperança”, relatou uma paciente que participou da análise.

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, uma infecção crônica que interfere na capacidade de defesa do sistema imunológico, sendo inclusive a causadora da Aids. O abandono do tratamento pode estimular a resistência viral, tornando necessária a introdução de outras medicações, ocasionando efeitos colaterais.

Segundo Gilselena, é difícil explicar a condição para os pacientes e, por isso, desenvolveu um método lúdico para informar e orientar sobre o tratamento. “O objetivo é levar esperança e conhecimento para o paciente, ajudando a diminuir o medo e o estigma da infecção”, declarou a professora.

Confira o vídeo explicativo do projeto:

Redação Tem com Assessoria