Município de Londrina inicia oficinas do Programa Saúde na Escola

Iniciativa do Ministério da Saúde prevê a realização de ações em unidades escolares, de forma articulada entre as equipes da Saúde e Educação

Foto: Ministério da Saúde

As secretarias municipais de Saúde e de Educação iniciaram a realização das oficinas do Programa Saúde na Escola (PSE) 2019/2020, do Ministério da Saúde, aderido pelo município em dezembro de 2018. O programa prevê a realização de ações de promoção à saúde nas unidades escolares, de forma articulada entre as equipes de Saúde e de Educação.

A primeira oficina aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), na zona norte, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região, com coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região, diretores de escolas, representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Diretoria de Atenção Primária em Saúde e da Educação. O objetivo dos encontros é organizar os trabalhos executados nas escolas. Ao todo, serão realizadas cinco oficinas, em todas as regiões urbanas da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o programa é muito importante, uma vez que um dos seus pilares é a promoção e prevenção à saúde. “Não tenho dúvidas de que, de forma integrada, as ações a serem desenvolvidas pelas duas secretarias terão um reflexo e resultado muito positivo na vida dos alunos”, enfatizou.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o programa vai contribuir com a saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos estudantes, por meio da realização de ações importantes que vão complementar o trabalho realizado pela Secretaria de Educação em diversas áreas.

Segundo a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro, o Programa Saúde na Escola objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em Londrina, 42 unidades escolares vão participar do PSE e igual número de UBSs, atendendo 9.888 alunos. O programa prevê a realização 12 ações, a serem planejadas em conjunto pelas equipes de saúde e da escola: combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.

Ainda terá promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Cronograma:

• Região sul: 07/05 – das 8h às 12 – SINDSERV

• Região leste: 15/05 – das 8h às 12 – local a confirmar

• Região oeste: 14/05 – das 8h às 12 – local a confirmar

• Região centro: 23/05 – das 8h às 12 – Caapsml

Do N.com