Profissionais do HU de Londrina participam de prêmio por atuação na pandemia
Enfermeira do HU de Londrina, Joseane de Oliveira Vieira, levou o prêmio de destaque.
Profissionais de Enfermagem dos hospitais ligados às universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) receberão no dia 12 de maio o Prêmio Protagonista 2021, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). São homenageados profissionais que se destacaram na assistência a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, nos anos de 2020 e 2021.
Ao todo, 139 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o Paraná que atuaram na linha de frente do combate à pandemia foram indicados ao prêmio e participaram da votação popular que ocorreu entre os dias 30 de março e 11 de abril. Os 60 profissionais mais votados serão homenageados e receberão o título de Protagonista da Enfermagem 2021.
Joseane de Oliveira Vieira, há 24 anos no Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi a premiada em Londrina. Ela atuou na supervisão de enfermagem noturna tanto no HU quanto no Hospital de Retaguarda e foi responsável pelo acolhimento aos pacientes e familiares dos acometidos pela covid-19.
“Entre tantas funções a mais impactante foi ajudar enfermeiros no acompanhamento dos familiares que recebiam a notícia de óbito dos seus entes queridos. Esses velórios instantâneos foram extremamente difíceis, eu auxiliava as famílias, oferecia orientações e acolhia da melhor forma possível”, lembra a enfermeira, que também destaca a colaboração e o trabalho de toda equipe do hospital envolvida no combate a doença. “Ganhar o prêmio é muito gratificante. Mas isso só aconteceu graças à equipe multidisciplinar que dedicou seu tempo, trabalho e conhecimento em prol de tantas vidas. Esse prêmio representa todos da nossa equipe de enfermagem no HU da UEL”, enfatiza.
A enfermeira Margarete de Araujo Andrade; a técnica em enfermagem Vilma Fátima dos Reis; a superintendente Vivian Biazon El Reda Feijó, todas ligadas ao HU da UEL, também foram indicadas ao Prêmio e receberão certificação de participação do Coren-PR.
Em Londrina, durante a pandemia de covid-19, o Hospital Universitário ofertou 213 leitos, sendo 96 de enfermaria, 106 de UTI adulto e 11 de UTI pediátrica.
Redação Tem com AEN