- Jornalismo
- 3 de setembro de 2025
Saúde reforça equipe da UBS do Jardim do Sol durante reforma de UPA
Unidade está atendendo pacientes com casos menos complexos, como viroses, dores crônicas e estado febril.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou, nesta quarta-feira (3), que reforçou a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol para procura direta de consulta médica, sem agendamento, voltada aos casos menos complexos classificados como azul (simples sem risco ou gravidade conforme classificação de risco).
A UBS atende de segunda a sexta, das 7h às 19h, na Rua Via Láctea, 877, na região oeste da cidade.
A medida, segundo a SMS, visa dar retaguarda para a população do território de abrangência da UBS, devido à suspensão dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento Maria Angélica Castoldo (UPA) para reforma.
Foram inseridos, na UBS, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem por período, contabilizado das 7h às 13h e das 13h às 19h. A equipe de rotina da unidade permanece intacta e todos os serviços da unidade estão sendo ofertados normalmente. O reforço na equipe iniciou no dia 25 de agosto.
A assessora técnica da Atenção Primaria em Saúde, Vera Lúcia Roncarati, explicou que a UBS foi acrescida do plantão, temporariamente, para atender a demanda local devido à reforma da UPA Jardim do Sol (Centro-Oeste).
Casos menos complexos, como viroses, dores crônicas e estado febril sem alterações, por exemplo, podem ser atendidos na UBS do Jardim do Sol. Nos casos de maior complexidade, os pacientes serão encaminhados para a UPA Centro, localizada na Rua Senador Souza Naves, 1.681, (esquina com a Avenida Bandeirantes), onde funcionava o antigo Hospital Mater Dei. Ela permanece aberta 24h por dia.
Redação Tem Londrina com NCom