Vereadores aprovam doação de absorventes para mulheres carentes
Distribuição será gratuita.
A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou em segundo turno com 16 votos favoráveis, nesta quinta-feira (10), projeto de lei que busca combater a pobreza menstrual no município e é assinado pelas sete vereadoras da Casa. O documento prevê que a Prefeitura poderá distribuir gratuitamente absorventes higiênicos para estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social nas escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), instituições de acolhimento infantojuvenil e nas unidades prisionais e de internação coletiva.
Em plenário, a vereadora Mara Boca Aberta (PROS), primeira signatária do projeto, afirmou que a distribuição de absorventes é não apenas uma medida de saúde pública como tem impactos na educação. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Prof.ª Flávia Cabral (PTB) também defendeu a medida e disse que o objetivo é conscientizar a população e sensibilizar o Poder Público sobre uma necessidade básica de saúde. “O projeto precisa ser sancionado, porque nós sabemos que a questão da ausência do acesso aos absorventes, situação que as meninas passam principalmente na adolescência, estimula a evasão escolar feminina. Nós, mulheres, precisamos fazer com que as pessoas nos escutem. E Londrina é protagonista na região. Quando um projeto aqui é aprovado, interfere também em toda a nossa região”, disse.
Vice-líder do prefeito na Câmara, o vereador Matheus Thum (PP) discursou a favor da proposta e lembrou pesquisa divulgada nacionalmente neste mês mostrando que 20% das jovens de 14 a 24 anos que menstruam já deixaram de ir à escola por não terem absorvente. O levantamento foi feito pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização que oferece capacitação para jovens em busca do primeiro emprego, e pela Inciclo, marca de coletores menstruais. Foram ouvidas 2.930 meninas e mulheres que menstruam.
Agora, o projeto deverá seguir para a sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).
Redação Tem com CML