Chuva preta chega ao Paraná; confira previsão para Londrina e região

Imagem: Flavio Risso/Instagram

Várias regiões do Paraná devem registrar o fenômeno chamado de chuva preta neste final de semana. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas avançam pelo estado, com a chegada da frente fria divulgada pelo TEM durante a semana, e devem alcançar a região de Londrina neste domingo (15).

Algumas cidades como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu já registraram a chuva com cor alterada neste sábado (14). O termo ‘chuva preta’ refere-se à aparência turva das gotículas de água quando carregadas de poluentes (fumaças e fuligens).

Imagem: Reprodução

A probabilidade maior para a ocorrência desse fenômeno é entre o Sudoeste, Oeste e Noroeste.

O fenômeno acontece devido a combinação da chuva e a presença de fumaça no ar. No estado, a situação reúne fumaça e fuligem acumulados no céu em razão das queimadas e do tempo seco registrado nas últimas semanas. Segundo relatório do Simepar, a chuva que precipita acaba lavando a atmosfera, e com isso, transportando os poluentes em direção a superfície.

Apesar disso, é importante reforçar que nem sempre a coloração fica preta. A chuva pode apresentar poluentes e não ter a aparência completamente alterada.

Londrina e região, estão sob alerta de tempestade, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ainda de acordo com os meteorologistas, a questão mais grave é a contaminação das águas e dos alimentos que estão ao ar livre devido aos poluentes associados a precipitação.

Redação Tem Londrina