Londrina bate novo recorde de dia mais quente da história e chega aos 40°C
A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) de temperatura máxima de 40°C nesta terça-feira (06) se confirmou e Londrina bateu, novamente, o recorde de dia mais quente da história.
Por volta das 15h45, os termômetros do Simepar marcaram 40°C na cidade, a temperatura mais alta desde que começaram as medições em 1976. O recorde foi quebrado menos de uma semana depois de já ter sido batido pela temperatura máxima da última quarta-feira (30). Nesse dia, os termômetros registraram 39,3°C, superando a marca história de 39,2°C atingida em novembro de 1985.
Segundo a meteorologista do Simepar, Ângela Costa, muitas razões ocasionaram os aumentos recentes e significativos da temperatura, inclusive as queimadas na região centro-oeste do país. “Por ser uma área muito vasta que está queimando, aquece o ar daquele local. Devido também a circulação atmosférica, os ventos sempre sopram do centro-oeste em direção ao sul do país, assim como trazem as chuvas, eles trazem as temperaturas mais elevadas e as temperaturas estão ainda mais elevadas devido as queimadas. Além disso, temos a condição de La Ninã e a seca prolongada que deixa o solo muito seco”, explicou Costa.
Chuvas
Segundo a meteorologista do Simepar, Ângela Costa, há uma chance de chuva localizada neste sábado (10). “Não será significativa [a quantidade de chuva], mas o calor deve dar uma amenizada no dia seguinte, voltando a se elevar gradualmente”.
Ela explica ainda que, na próxima semana, depois do feriado, pode ser que chova novamente, porém, de novo, em pouca quantidade. “Após o feriado, tem a oportunidade de que um sistema faça com que chova na nossa região. Mas também, com a mesma intensidade: é irrisório, irregular e o volume não é significativo”.
Confira a previsão completa desta semana:
Redação Tem