Governo Federal recusa ajuda humanitária da Argentina para a Bahia
O Ministério das Relações Exteriores dispensou o pedido do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para autorizar o envio de ajuda humanitária da Argentina ao estado, que vive uma tragédia após as fortes chuvas que atingiram principalmente a região sul do território baiano.
Nesta quarta-feira (29), nas redes sociais, o governador agradeceu a oferta do governo argentino e pediu que o governo federal autorizasse a ação. “O país nos ofereceu envio imediato de uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água”, escreveu.
“Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira”, acrescentou.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o Twitter para comentar sobre os motivos que o levaram a recusar a ajuda da Argentina à tragédia da Bahia. Segundo o mandatário, a ajuda do país vizinho “não seria necessária no momento”, no entanto, poderá ser acionada caso a situação se agrave.
Redação Tem