Prédio de 7 andares desaba em Fortaleza; ao menos uma pessoa morreu

Imagens de drone mostram destroços de prédio que desabou em Fortaleza – Foto: Gustavo Pollizzon/G1

Um prédio residencial de sete andares desabou por volta das 10h30 de hoje entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma pessoa morreu e oito pessoas foram retiradas com vida dos escombros do edifício Andrea.

É o segundo desabamento de prédio em quatro meses na capital cearense. Em junho, um edifício residencial de quatro andares sofreu um desabamento parcial, no bairro de Maraponga. Ao todo, 16 famílias precisaram deixar o local. Não houve feridos.

Veja o vídeo:

Algumas vítimas estão sendo encaminhadas para o IJF (Insituto José Frota), no centro. Outra parte está sendo encaminhada para hospitais particulares.

O coronel Cleyton Bezerra, chefe da operação dos Bombeiros no local, informou que duas pessoas sob os escombros estão com contato visual com as equipes de resgate. “Temos seis vítimas retiradas, uma em óbito e cinco retiradas [com vida]. Duas vítimas estamos com contato visual e é só questão de tempo para retirarmos”, informou Bezerra.

O chefe da operação evitou divulgar os nomes das vítimas e disse já ter recebido uma relação de outros nomes de pessoas que poderiam estar no imóvel. “Temos também uma relação de nove nomes, fornecidos por familiares, que poderão ou não estar no local”, explicou.

De acordo com ele, todas as equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, além de terem sido enviadas ambulâncias e helicópteros. Bezerra informou que ainda há risco de novos desabamentos. “O prédio pode vir ainda a colapsar…Tem bolsões [de ar] que inspiram cuidados. É uma operação que deve estender por todo o dia”, afirmou.

Prédio seria antigo

Anteriormente, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente João Romário Filho, disse que o prédio era um imóvel antigo. “Já era um prédio antigo, não era em construção. É difícil dizer quão antigo ele era. Não é um prédio novo, [é] residencial, de sete andares”, afirmou Romário.

O prédio é cercado por estabelecimentos comerciais e fica em uma área nobre da capital cearense. “Na loja ao lado do prédio que desabou a parede foi afetada, caiu parcialmente. O cenário está isolado”, explicou. As ruas próximas ao prédio foram isoladas, mas a corporação descartou que houve vazamento de gás. “Não foi percebido cheiro de gás”, apontou Bezerra.

O porteiro teria escapado sem ferimentos, de acordo com o jornal O Povo. Ainda não há informações sobre se o prédio estava passando por reforma.

Em vídeos divulgados pela internet, é possível ver o momento em que o prédio desaba. Carros próximos ficam tomados pela poeira que sobe em virtude do desabamento.

Governador se pronuncia

Pouco tempo após o desabamento, o governador Camilo Santana (PT) utilizou o seu perfil oficial no Facebook para lamentar o caso. Ele havia viajado a Brasília para cumprir agenda, mas decidiu retornar assim que soube do desabamento.

“Determinei o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas. Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate”, afirmou o governador.

Depoimento de quem já esteve no prédio

Em entrevista à rádio O Povo CBN, o profissional Rafael Borges, que prestou serviço a moradores do prédio, disse que nunca notou qualquer problema estrutural no edifício. “Eu desconheço se foi feito ou não vistoria. A única vez que eu vim, não lembro de ter visto placa de prédio vistoriado. Faz cinco ou seis meses que eu não passo aqui, não tem como afirmar. Eu nunca notei falhas grotescas. Tinha rachaduras, mas coisa grossa eu não vi não”, disse.

Redação Tem com Folhapress