Londrina: Governo Lula destina R$ 95 mi para compra de ônibus elétricos
Meta é zerar a emissão de CO2.
Londrina ganhou um reforço para o projeto de eletromobilidade da cidade, após ser contemplada na modalidade de Renovação de Frotas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula. De acordo com a iniciativa, o município receberá mais de R$ 95 milhões para aquisição de ônibus elétricos para o transporte coletivo.
Dessa forma, a frota londrinense contará com 30 ônibus de zero emissões de dióxido de carbono (CO2), redução que contribui com as metas de sustentabilidade projetadas para 2030. Na atmosfera, o CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global.
“Temos que inserir a sustentabilidade na nossa luta por transporte coletivo acessível, gratuito, de qualidade. O cuidado com o meio ambiente tem que estar em todas as ações de governo. Estamos vendo a tragédia no Rio Grande do Sul. Isto é resultado da falta de políticas para preservação ambiental. Por isso é tão importante este investimento do governo federal em veículos para atender à população que integram eficiência energética e baixo consumo de combustível. Toda contribuição para redução das emissões de CO2 são essenciais”, comemora a vereadora Lenir de Assis (PT).
Os recursos previstos no Novo PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos ônibus elétricos.
Sustentabilidade
Londrina já entrou para a história da mobilidade urbana sustentável, em junho de 2023, como a primeira cidade do Brasil a realizar teste de ônibus urbano movido 100% a biometano. O coletivo foi incorporado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ao transporte coletivo na cidade durante período de análise. Na ocasião, a Prefeitura de Londrina fez uma parceria com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas).
Redação Tem Londrina