Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo; veja detalhes

Confira as mudanças no trânsito.

Imagem: Reproduçãp/Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio de aproximação institucional entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), divulgou uma série de orientações sobre a operação especial do transporte coletivo urbano durante a aplicação das provas, neste domingo e segunda-feira (dias 17 e 18).

Segundo a UEL, mais de 16 mil candidatos inscritos devem participar do vestibular 2025.

A responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, professora Sandra Garcia, orienta que os estudantes busquem chegar com antecedência de uma hora aos locais de provas. As salas abrirão pontualmente às 13h20, com a prova iniciando às 14 horas. “No domingo teremos um evento grande na cidade e na segunda-feira haverá o vestibular concomitante ao expediente comercial, por isso importante planejar os horários”, recomenda.

Imagem: Vivian Honorato

Pela primeira vez o concurso será realizado em fase única de dois dias. Os 16.338 candidatos inscritos estarão distribuídos em 42 locais, no Campus da UEL (5,5 mil candidatos), salas da Unifil (na Av. JK, ruas Alagoas e Paranaguá — cerca de 2 mil estudantes), unidades do Departamento de Polícia Penal (Deppen) — (552 pessoas privadas de liberdade) e escolas municipais e estaduais de Londrina.

As definições sobre o esquema especial de operação foram firmadas nesta terça-feira, em reunião entre a Cops e representantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), a concessionária Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O objetivo é evitar que longas filas prejudiquem motoristas, candidatos e a população.

Campus

Na UEL, as provas serão aplicadas nos sete Centros de Estudos – CCA, CCB, CCE, CEFE, CLCH, CESA e CECA. Ao longo dos dois dias, a partir das 12 horas, o acesso ao Campus Universitário se dará pela avenida Castelo Branco e pela PR-445.

Para garantir a fluidez do tráfego no acesso ao campus, agentes municipais de trânsito estarão posicionados na rotatória da rua Prefeito Faria Lima com a avenida Aniceto Espiga, assim como na alça de ligação da marginal da PR-445 com a Aniceto Espiga, nas proximidades do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU) – antigo Hospital de Clínicas (HC). Agentes de Segurança da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) orientarão motoristas e candidatos, que poderão utilizar os dois acessos (AEHU/Reitoria e CLCH).

A CMTU informou que, também no mesmo horário, as duas pistas da avenida Castelo Branco passarão a funcionar em sentido único — em direção ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) — no trecho entre a rotatória com a rua da Paz, onde está localizada a praça Mahatma Gandhi.

Todas as entradas da UEL estarão liberadas e não está prevista a interdição total de vias. A partir das ruas internas da Universidade, os motoristas poderão deixar o Campus pelo jardim Colúmbia ou pela marginal da PR-445, nas proximidades da rotatória do Restaurante Universitário (RU). Nos demais locais de prova as atividades serão desenvolvidas por meio de rondas, sem intervenções viárias programadas.

Na segunda-feira (18) as atividades administrativas da UEL serão interrompidas entre às 11h30 e 14h30. Com exceção do CCS, as aulas serão suspensas neste dia, retornando normalmente na terça (19). O Restaurante Universitário (RU) não funcionará nesta segunda.

Transporte Coletivo

Para os candidatos que optarem pelo transporte coletivo para chegar aos locais de prova, a CMTU ressalta que colocará ônibus extras nas linhas que atendem às regiões com maior ocupação de salas.

Desta forma, serão reforçadas as linhas 106 – Guilherme Pires; 200 – Vila Brasil; 202 – Roseira; 203 – Ouro Branco; 205 – Cafezal; 208/229 – Higienópolis e Gleba Palhano; 209 – Cláudia; 210 – União da Vitória; 213 – Estação Catuaí; 217 – Vivendas do Arvoredo; 218 – Jatobá; 222 – Vale Azul; 301 – Jd. Presidente; 305 – UEL; 307 – Avelino Vieira e 308 – Bandeirantes.

As linhas 314 – Olímpico; 315 – Colúmbia; 400 – Parigot de Souza; 401 – Chefe Newton; 406 – Aquiles Stenghel; 407 – João Paz; 412 – Hilda Mandarino; 413 – Residencial do Café; 423 – São Jorge; 425 – Cidade Industrial; 428 – Vista Bela; 501 – Terminal Vivi Xavier; 502 – Terminal Ouro Verde; 601 – Terminal Acapulco e 904 – Terminal Vivi Xavier/Terminal Oeste/UEL/Estação Catuaí/Terminal Acapulco também terão veículos a mais.

Conforme a CMTU, fiscais das concessionárias TCGL e Londrisul, além de servidores da própria companhia, irão acompanhar o funcionamento destas e das demais linhas para intervir em caso de necessidade ao longo os dois dias de prova. Pelo número 0800 400 7020, da central de atendimento do transporte coletivo, é possível obter informações sobre horários e itinerários. A equipe de telefonistas estará de plantão durante todo o período de aplicação das avaliações.

Números

Dos mais de 16 mil inscritos, 6.668 são de Londrina, 13.306 candidatos são paranaenses. Outros 2.344 são provenientes do estado de São Paulo e 688 de outros estados. As mulheres representam a grande maioria, com 10.050 candidatas, enquanto 6.288 são homens.

Com 5.182 candidatos inscritos, o curso de Medicina é o que registra a maior concorrência no sistema universal, registrando 128,95 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Ciência da Computação, com 40,64 candidatos/vaga, seguido de Biomedicina (37,43), Psicologia (31,92) e Ciência de Dados (20,93). A UEL oferece 1.956 vagas em 53 cursos de graduação. O resultado da 1ª convocação será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025.

Redação Tem Londrina com CMTU/UEL