Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Faustão passa por transplante do coração ‘realizado com sucesso’

Situação delicada colocou apresentador na lista de emergência por transplante.

Imagem: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a uma cirurgia de transplante cardíaco neste domingo (27). O procedimento foi conduzido com êxito, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein.

Após a cirurgia, Faustão encontra-se sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. De acordo com o boletim médico divulgado na tarde desse domingo, a permanência na UTI é necessária para monitorar a adaptação do novo órgão e prevenir rejeições.

Conforme o boletim, assinado pelo cardiologista Fernando Bacal, pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto, e pelo diretor médico do hospital, Miguel Cendoroglo Neto, o processo teve início nas primeiras horas da madrugada de domingo, após o Hospital Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A compatibilidade sanguínea do doador com o tipo sanguíneo B de Faustão foi determinante para o transplante, que durou cerca de 2 horas e 30 minutos.

Faustão estava internado desde o dia 5 de agosto, recebendo tratamento para insuficiência cardíaca. No último domingo (20), o hospital havia anunciado que o apresentador necessitaria de um transplante cardíaco. Sua condição de saúde delicada o colocou como prioridade na lista de espera por um coração compatível, critério determinado por fatores técnicos como urgência, tempo de espera e compatibilidade. A proximidade do doador também é um fator crítico, visando minimizar o tempo de isquemia do órgão transplantado.

Redação Tem Londrina


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem