Letícia Sabatella fala sobre diagnóstico de autismo no Fantástico

Atriz reagiu sobre o diagnóstico do TEA e como ele ajudou a compreender diversas situações de sua vida.

Imagem: Reprodução

Em entrevista ao programa Fantástico da TV Globo, transmitida na noite deste domingo (17), a atriz Letícia Sabatella, de 52 anos, compartilhou sua recente descoberta de ter Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletiu sobre como esse diagnóstico a ajudou a compreender diversas situações ao longo de sua vida.

Ela abordou uma lembrança de quando tinha nove anos, quando as meninas de sua escola pararam de se relacionar com ela devido ao seu comportamento peculiar, algo que na época ela não compreendia totalmente. Essa revelação inicialmente surgiu em seu podcast “Papagaio Falante”. Letícia Sabatella foi diagnosticada com TEA no nível 1, o qual envolve desafios comportamentais e sociais, mas ainda mantém a capacidade de se expressar verbalmente. A busca pelo diagnóstico começou após um de seus filhos também ser diagnosticado com TEA.

Ela compartilhou detalhes de seu comportamento antes do diagnóstico, mencionando que costumava comer o mesmo grupo de alimentos em todas as refeições, mantinha rituais rigorosos quanto a horários e mostrava uma inflexibilidade notável em relação a atrasos, chegando a se irritar com pequenos atrasos.

Receber o diagnóstico depois dos 50 anos trouxe a Letícia Sabatella uma sensação de alívio e liberdade. Ela também mencionou sua hipersensibilidade sensorial, que a afetou profundamente ao longo de sua vida, incluindo situações em que o barulho a deixava mal. Isso levou a desafios significativos em suas interações sociais e à dificuldade de sair de casa ou frequentar locais com estímulos sensoriais intensos, como cinemas.

A atriz destacou como sua vida foi impactada por seu TEA e como isso afetou suas relações pessoais e suas experiências cotidianas. Letícia Sabatella e o ator Daniel Dantas apresentaram a Ilíada de Homero em Porto Alegre no final de agosto.

O que é Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista, agora conhecido como TEA, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações no desenvolvimento e na comunicação das células cerebrais. Ele se manifesta por meio de sintomas que envolvem interação social, comunicação e comportamentos repetitivos ou restritos.

Redação Tem Londrina



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail