Atenção: Carnaval requer cuidado extra com rede elétrica
Condutores de veículos altos, como carros alegóricos e trios elétricos, devem ter atenção redobrada ao manobrar perto de cabos e postes
Nesse período de Carnaval é preciso redobrar a atenção à rede elétrica. Pelo clima mais descontraído e de abusos, aumenta de forma considerável os riscos de acidentes. Os números sinistros dos outros anos confirmam essa estatística, principalmente relacionada com acidentes envolvendo automóveis.
O choque elétrico também insiste fazer parte desta lista de frequentes ocorrências de Carnaval. Os acidentes, muito deles fatais, em geral acontecem por conta dos descuidos nas manobras perto da rede elétrica dos “gigantescos” carros alegóricos, além dos altos palanques e objetos lançados nas pistas que colocam a em risco a segurança dos foliões.
Condutores de veículos altos, como carros alegóricos e trios elétricos, devem ter atenção redobrada ao manobrar perto de cabos e postes. Alerte os foliões que estão sobre os carros para o cuidado com a rede elétrica.
O alerta também serve para quem estiver sobre palanques e arquibancadas metálicas montadas para desfiles. São estruturas grandes e altas que devem ser instaladas longe da rede elétrica, fora do alcance da plateia.
Na passarela, a dica é jamais arremessar serpentinas, jatos de espuma e fogos de artifícios perto da rede de energia elétrica. Além de interrupções no fornecimento de energia, a brincadeira pode causar acidentes fatais. Se algum folião vir cabos soltos pendendo dos postes, deve isolar a área e acionar a Copel ou os bombeiros – eles podem estar energizados.
(com ANPr)