APP questiona aulas à distância e pede suspensão do calendário letivo 2020
Para a Associação dos Professores do Paraná (APP), entidade que representa os educadores da rede estadual do Paraná, o ensino à distância que tem sido praticado durante o período de quarentena estaria comprometendo a qualidade da educação pública, o que levou a entidade a questionar a validade do ano letivo 2020.
A proposta do representantes é que o governo suspenda o calendário letivo e aguarde o retorno das aulas presenciais para que os educadores possam avaliar se o calendário será válido ou não. “Suspende as aulas. Quando for possível retomar, retoma na mesma série. Se não for possível terminar o ano letivo em 2020, termina em 2021”, explica Antônio Marques Gonçalves, diretor da APP em Londrina.
Ainda segundo o diretor, o resultado das aulas à distância não tem sido bom por uma série de problemas. Primeiro, não houve preparação dos professores e nem mesmo de uma estrutura adequada para esse formato de ensino. Dessa forma, os educadores estariam com dificuldades para prestar auxílio às dúvidas dos estudantes. Outra problema é a dificuldade de acesso por parte de alguns alunos. Um levantamento da própria APP apontou que 30% dos alunos não têm acesso à internet de qualidade para acompanhar as aulas, outros dados dão conta de que menos de 40% dos alunos estão devolvendo as atividades propostas. “Nós temos que agir com racionalidade e pensar num processo em que não se exclua grande parte da população do direito à educação pública de qualidade”, reforça Gonçalves.
Até o momento, a Secretaria Estadual de Educação não se manifestou.
Redação Tem