LGBTfobia ainda está presente na escola, aponta documentário realizado em Londrina
Londrinenses relembram as violências LGBTfóbicas vividas nos ensinos fundamental e médio
A escola ainda é um espaço desafiador para LGBTs – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Essa é a conclusão do documentário “Depois da Tempestade”, produzido pelo estudante de Jornalismo da UEL Bruno Nomura. O vídeo, de 24 minutos, foi produzido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e apresenta diferentes vozes da comunidade LGBT de Londrina relembrando as violências sofridas durante os ensinos fundamental e médio.
“É nesse período que questões como corpo, sexualidade e afetividade começam a aflorar. LGBTs começam a se descobrir quando ainda estão na escola, por isso essa fase é marcada por vários conflitos internos e externos.”, explica Nomura.
O bullying é realidade para grande parte dos LGBTs na escola. Segundo a Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil realizada em 2015 pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, um quarto dos LGBTs relataram agressões físicas na escola – e mais de 70% relataram agressões verbais.
Assista o documentário através do Youtube: