HU tem 96% de ocupação em UTIs para covid; Honpar e Cegen estão com 100%

Os três são principais hospitais que atendem pacientes com coronavírus região norte do estado.

HU tem 96% de ocupação em leitos de UTI para covid – Foto: Reprodução

Os principais hospitais da região norte do Paraná, estão com lotação máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19, segundo dados dos boletins divulgados neste sábado (11).

O Hospital Universitário (HU) de Londrina que é referência no tratamento do coronavírus na região, possui 96% da capacidade ocupada. No local, são 46 leitos exclusivos para pacientes com covid. O hospital atende hoje, pacientes de todas as 22 cidades da 17ª Regional de Saúde, o que justificaria a lotação da unidade.

Já no Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas, não resta mais nenhuma vaga para atendimento intensivo e exclusivo de pacientes com coronavírus, sendo que as 20 vagas estão ocupadas.

A lotação máxima também é o caso da Casa de Saúde Dr. João Lima (Cegen) de Cornélio Procópio no Norte Pioneiro. Lá, os 10 leitos estão ocupados.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) os dados geram preocupação. Os casos mais graves de coronavírus em Londrina que necessitam de atendimento público, são encaminhados para o Hospital do Coração, que firmou em maio um convênio com a Prefeitura de Londrina.

Segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado neste sábado (11), a cidade tem uma taxa de 50% nas UTIs para o SUS e 61% de ocupação geral.

Redação Tem