Morre David Prowse, o Darth Vader de Star Wars; ator tinha 85 anos

O ator David Prowse, que interpretou Darth Vader nos três filmes originais da saga Star Wars, morreu aos 85 anos, na manhã deste domingo.

“É com grande pesar e tristeza de partir o coração, para nós e para os milhões de fãs ao redor do mundo, que anunciamos a notícia”, ressaltou a Bowington Management, empresa responsável pela carreira do artista britânico, em comunicado no Twitter.

Fisiculturista e levantador de peso que ganhou fama mundial ao se tornar ator, o homem com altura de 1,98 metros encarnou o corpo, mas não a voz, de um dos vilões mais conhecidos do cinema. Devido ao sotaque britânico forte de Prowse, o diretor George Lucas decidiu que o norte-americano James Earl Jones dublaria o personagem.

“Que a força esteja com ele, sempre!”, escreveu o agente Thomas Bowington. “Embora famoso por interpretar muitos monstros — para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas”, acrescentou.

David Prowse, durante gravações do filme – Foto: Reprodução/Mark Hamill

Em 2009, Prowse revelou que batalhava contra um câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres. Em entrevista coletiva à época, o ator ressaltou, porém, que se sentia “fantástico” diante dos progressos no tratamento médico.

Com o sucesso arrebatador de Star Wars em todos os continentes, Prowse passou a ser nome frequente em convenções sobre a saga ao longo de quatro décadas. De acordo com informações dos bastidores veiculadas na imprensa, ele se desentendeu com o diretor George Lucas e foi banido dos eventos oficiais em 2010.

Em 2011, o ator lançou sua autobiografia “Straight from the Force’s Mouth”, sem tradução no Brasil.

Prowse foi homenageado pela Rainha Elizabeth em 2000 por seus serviços à caridade e segurança no trânsito, depois de estrelar uma longa campanha pública como um personagem chamado Green Cross Code Man, que incentivava a segurança de pedestres no trânsito.

A causa da morte de David Prowse ainda não foi divulgada.

Redação Tem com G1



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail