Morre o ambientalista João das Águas, aos 56 anos, em Londrina

Imagem: Arquivo pessoal

Morreu na noite desta sexta-feira (25), o ambientalista João Batista Moreira de Souza, mais conhecido como João das Águas. Ele tinha 56 anos e estava lutando contra um câncer.

João das Águas era bastante conhecido na cidade, principalmente por seu engajamento na pauta ambiental e o amplo conhecimento que possuía sobre os rios e riachos do município. Por isso também, que ganhou o apelido.

Nascido em Mundo Novo, na Bahia, ele se mudou para Londrina na década de 70. João dedicou a vida para defender o meio ambiente, em especial as águas. Além de propor soluções para os problemas ambientais e urbanísticos da cidade, ele também era convidado por universidades e o poder público para ministrar palestras e apresentar exemplos de cuidado com o ambiente. Era um exímio estudioso e conhecedor dos caminhos das águas de toda a região.

Imagem: Reprodução/IdeiaDelas

Entre suas criações estão a Patrulha das Águas, a Eco Metrópole, além de sua principal invenção, o Barco Multiuso, carinhosamente chamado de barco mais versátil do mundo, que pode chegar a 80 combinações diferentes, podendo se tornar uma canoa, um caiaque, remo, vela e diversos outros tipos de embarcações.

Nas redes sociais, amigos, familiares e personalidades da cidade prestam homenagens. “Depois de lutar bravamente contra um câncer, meu amado pai foi cuidar das Águas celestiais, como ele dizia”, escreveu a filha, nas redes sociais do pai.

Imagem: Reprodução/Facebook

O ambientalista deixa a esposa, duas filhas e uma neta. O velório acontecerá neste sábado (26), no Parque das Allamandas.

Assista a entrevista concedida em agosto do ano passado, ao site Ideia Delas.

Redação Tem