Suspensão de trem de Ourinhos pode beneficiar Londrina, diz deputado
Fim do ramal ferroviário pode aumentar volume de cargas em Londrina.
Prefeitos do Norte do Paraná e outras autoridades participaram de uma reunião, nesta quarta-feira (7), na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, para discutir a recente suspensão do serviço no ramal ferroviário entre Ourinhos e Londrina.
A reunião foi marcada pelo secretário Sandro Alex, para ouvir os representantes da Concessionária Rumo, depois que notícias deram conta de que a medida tomada pela empresa seria prejudicial ao norte paranaense. O deputado Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), também participou da discussão.
De acordo com o vice-presidente de operações da Rumo, Daniel Rockenbach, há uma migração natural de competitividade para o Norte do Paraná, tendência verificada já há 5 anos.
Um levantamento apresentado pela concessionária mostrou que apenas 25 vagões eram carregados em Ourinhos por dia, enquanto em Londrina são 450, passando de 1.000 quando se considera toda a região norte do estado.
Eudis Furtado Filho, vice-presidente comercial da empresa, explicou que Ourinhos não tem mais competitividade já que a distância e o custo do transporte por rodovia são menores. Com isso, os clientes da Rumo foram reduzindo ano a ano os contratos na cidade paulista, até que não fecharam contratos para 2024.
Mais cargas em Londrina
Segundo o deputado Tiago Amaral, com a suspensão, as cargas que iriam de Ourinhos a Londrina via trem agora vão por caminhão e seguem a Paranaguá por trem. “O que antes embarcaria de trem em Ourinhos agora passa a se concentrar totalmente em Londrina. Isso vai desencadear um aumento no volume de cargas na nossa cidade e até mesmo dar mais viabilidade logística a todo o Norte do Paraná”, garante.
“Está mais barato centralizar em Londrina do que levar para Ourinhos. Só que a notícia foi vendida como se o Paraná tivesse perdido, mas o estado está com mais carga este ano do que no ano passado. A região norte agora vai capitalizar mais ainda, com um custo menor de logística”, disse o secretário Sandro Alex.
Manutenção
O prefeito de Santa Mariana, Marcelo Bolinha, pediu mais agilidade à empresa para a manutenção das linhas de trem. “Demora muito, às vezes oito, dez meses, um ano sem manutenção. O serviço tem que ser mais frequente”.
Reunião em Londrina
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), convidou a empresa para fazer uma apresentação sobre o assunto em Londrina, em conjunto com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. “Tem que corrigir a informação, que colocava a suspensão do ramal Ourinhos-Londrina como uma coisa ruim, quando na verdade é o contrário”, afirmou o prefeito londrinense.
Participaram da reunião os prefeitos Marcelo Belinati (Londrina), Luiz Henrique Germano (Siqueira Campos e presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Marcelo Bolinha (Santa Mariana), Neto Haggi (Cambará), Ione Abib (Andirá), Jaelson Matta (Bandeirantes) e Sérgio Onofre (Arapongas), além do secretário Dirceu Funari, representando o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.
Redação Tem Londrina