Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Kaingang e em colégio no Eli Vive

Com programação gratuita.

Imagem: Divulgação

Neste sábado (27) e na próxima terça-feira (30), irão ocorrer, respectivamente, as sessões de filmes no Centro Cultural Kaingang – Wãre e no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, localizado no Assentamento Eli Vive.

A temática tratada neste mês pelo projeto é Cinema Periférico e tem como proposta pensar o Cinema Brasileiro também sob essa perspectiva da periferia, enxergando a estética, cultura e território e suscitando discussões em torno das identidades, sujeitos, o que e quem está à margem e como e por quem estas vivências são contadas.

Imagem: Divulgação

Dessa forma, os filmes selecionados pela curadoria do cineclube buscam dialogar com as necessidades e momentos em que ambas as comunidades estão vivenciando. No caso da sessão no Wãre, trazendo como referência o dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, os curtas-metragens escolhidos foram produzidos pelos próprios indígenas, membros da comunidade, trazendo-os como protagonistas, fotógrafos e diretores de suas próprias histórias, os documentários “Ẽg Rá — As marcas Kaingang” (2018), “Kahngág fág krẽgkrẽg — Gravidez Kaingang” (2018) e “Ẽg Tỹ Ẽg Ga Kunũnh Sõr Vẽ — Retomando a nossa terra” (2018) e a animação “Ga vī: a voz do barro” (2021).

Já na sessão preparada para os estudantes do Colégio no Assentamento Eli Vive a curadoria foi pensada a partir da luta pela terra, conectando o projeto às atividades do Abril Vermelho, mês em que se rememora o Dia Internacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária (17 de abril), os filmes escolhidos foram “Campo em Alerta” (2024), “Lutar, construir reforma agrária popular” (2014) e “MST: 40 anos de luta pela terra” (2024)

Ambas as sessões são voltadas ao público interno das comunidades, e o coletivo, assim, busca contribuir com o fortalecimento desses espaços tão importantes à Londrina, Centro Cultural Kaingang – Wãre e Assentamento Eli Vive.

O Cine Cequinha atua de forma independente, com sessões gratuitas de cinema & prosa, na cidade há mais de 10 anos. Inicialmente com sessões dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina, atualmente o cineclube é composto por 6 mulheres e mantém atividades de forma itinerante, em parceria com vilas e espaços culturais, coletivos, associações, entre outros locais.

As exibições do projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, que conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, são realizadas quinzenalmente às quintas-feiras (exceto neste mês de abril), passando por espaços parceiros (Espaço Nave, Assentamento Eli Vive, Ware, Alma Brasil, Grafatório e Ciranda da Cultura), além de sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade (Lago Norte, Lagoa Dourada “Zerinho”, Praça Serra das Laranjeiras, Praça Acquaville).

O objetivo é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição, trabalhando a formação de público e fruição artística através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.

O ciclo de sessões vai até novembro, passando por temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha, como forma de comemorar os 10 anos de coletivo. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAP+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.

Para ficar por dentro da programação do projeto basta seguir o Cine Cequinha no Instagram @cinecequinha e participar do grupo informativo no WhatsApp, clicando no link da bio.

Serviço:

Exibição Centro Cultural Kaingang – Wãre

Data: 27/04/2024 (sábado)

Horário: 18h

Endereço: Arpoador, Londrina – PR, 86039-650

Entrada Gratuita

Filmes:

Ẽg Rá – As marcas Kaingang

Kahngág fág krẽgkrẽg – Gravidez Kaingang

Ẽg Tỹ Ẽg Ga Kunũnh Sõr Vẽ – Retomando a nossa terra

Ga vī: a voz do barro

Exibição Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi

Data: 30/04/2024 (terça-feira)

Horário: a partir das 8h

Endereço: Assentamento Eli Vive – Dist, Londrina – PR, 86123-000

Entrada Gratuita

Filmes:

Campo em Alerta

Lutar, construir reforma agrária popular

40 anos de Movimento Sem Terra

Redação Tem Londrina com Assessoria


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem