- Redação
- 26 de setembro de 2024
Grupo RFK vai investir R$ 300 milhões em nova cervejaria no Paraná
Marca cambeense deverá produzir 1,2 bilhão de litros de bebidas por ano.

O Grupo RFK, dono de marcas conhecidas como Refriko, Furioso e Bamboa, vai investir cerca de R$ 300 milhões para a construção de uma nova fábrica de bebidas no Paraná. A planta, altamente tecnológica, utilizando inclusive inteligência artificial para otimizar e tornar mais sustentável a produção, vai produzir as marcas duas marcas próprias de cerveja do grupo — a Bamboa e a Moema.
A marca ainda deverá incluir um terceiro rótulo e também outras bebidas de seu catálogo.

A unidade começa a ser construída em 1 de outubro, em um terreno de 300 mil metros quadrados próximo às fábricas da Audi e da Electrolux, no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e deve ser concluída no primeiro semestre de 2026.
A produção deve iniciar em um ano e meio, com a expectativa de fabricar 1,2 bilhão de litros de bebidas por ano, para atender a região de Curitiba e também os mercados de São Paulo e Santa Catarina.
Tecnologia de ponta
Desenvolvida em parceria com a empresa alemã Krones, a planta contará com sistemas de automação avançados que garantirão eficiência e qualidade em cada etapa da produção. O gerenciamento da unidade será realizado por inteligência artificial, otimizando processos e elevando o controle e a inovação a um novo patamar.

“Todo o conceito da nova planta foi desenvolvido pela Krones, que é uma das maiores empresas do mundo do setor. Ela será 100% automatizada e tudo com inteligência artificial, prezando pela sustentabilidade e com reaproveitamento de energia em todo o processo”, explicou o CEO e sócio-fundador do grupo RFK, Márcio José Mendes.
Um dos pilares da planta será a sustentabilidade. A unidade contará com sistemas de alta eficiência para recuperação de energia e redução de consumo em todas as etapas da produção. Além disso, a fábrica será equipada com um sistema de captura de CO2, reaproveitando o gás gerado durante a fermentação e evitando sua liberação na atmosfera, reforçando o compromisso da empresa com práticas sustentáveis.

Fundado em 2010 na cidade de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina (RML), a RFK tem fábricas também no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Pará, contando com cerca de 800 colaboradores e mais de 20 mil clientes. Suas principais marcas incluem o refrigerante Refriko, o energético Furioso, a cerveja Bamboa, a cerveja Moema, o chope de vinho Bella Roma e a água mineral Hidratar. O Grupo RFK continua a expandir sua presença no mercado, oferecendo produtos que combinam tradição, tecnologia e excelência.
Redação Tem Londrina com AEN


