Todos os candidatos à Prefeitura de Londrina já votaram neste domingo

Imagens: Assessorias/ArteTEM

Os sete candidatos que concorrem à Prefeitura de Londrina já votaram na manhã deste domingo (6). Três votaram na área central, dois na região sul e um região leste da cidade. A votação segue até às 17h. Os eleitores também escolhem um candidato para ocupar uma vaga na Câmara Municipal.

O primeiro do dia foi o candidato Tercílio Turini (MDB), que registrou seu voto logo às 8h30 na Escola Municipal Suely Ideriha, no Bairro Aeroporto, Zona Leste de Londrina. No local, o candidato afirmou em entrevista coletiva ter feito “uma campanha limpa, transparente” e ressaltou que “eleger um prefeito é mais importante que eleger um Governador ou Presidente, todo o dinheiro que vem para o Fundo Municipal de Saúde, enviado pelo governo federal, vem para ser administrado pelo prefeito”.

A candidata Maria Tereza (PP), compareceu para votar às 9h na Escola Municipal Arthur Thomas, no Centro da cidade. Acompanhada do prefeito Marcelo Belinati e de sua mãe, a candidata que aniversaria neste domingo, dia 6, deu entrevistas no local confirmando ser “um dia de gratidão”, nas palavras da candidata “As pesquisas indicam que deve ter um segundo turno e eu estarei lá, estou muito feliz e animada com o coração cheio de gratidão”. Maria Tereza disse acompanhar com a família, em casa, a apuração ao fim da tarde.

Logo em seguida, por volta das 9h30, o candidato Coronel Villa (PSDB) foi até a Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes, no Bairro Palhano 2, para exercer seu voto, mas a informação do seu E-Título estava equivocada. No local, o candidato foi orientado a ir até a Universidade Anhanguera, antiga Unopar Catuaí, onde já teria votado nas eleições anteriores. Em entrevista, o Coronel afirmou acreditar no segundo turno. “Eu tenho certeza que londrina vai ter segundo turno e tenho fortíssima expectativa de que serei eu o candidato a ocupar o espaço nesse segundo turno para que nós tenhamos mais 20 dias de campanha”, afirma. Nelson Villa acompanhou, na sequência, o voto de seu vice, José Roberto Hoffmann, e também de sua esposa e familiares.

O candidato Barbosa Neto (PDT), por volta das 10h, foi até o Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL, no Centro de Londrina, para exercer seu voto. O ex-prefeito disse saber que pode ser prejudicado pelas recentes questões relativas à justiça eleitoral. “Creio que pelas últimas colocações em questão da imprensa e adversários lançando fake news desmotiva um pouco o eleitor, mas quem vota no 12 sabe que está valendo e é uma candidatura anti-sistema, uma candidatura popular”. “Tínhamos um tempo curto na TV e ao contrário do que muitos possam imaginar, votando no 12 o voto vai valer”, reforçou Barbosa.

Pouco depois foi a vez do candidato Diego Garcia (REPUB) exercer seu voto às 10h10, no Colégio Premier, na Gleba Palhano. O candidato acompanhado da família e de sua candidata a vice, Herika Galli, disse acreditar no segundo turno. “Eu acredito muito, pelo sentimento que eu tive nas ruas, principalmente nesta reta final, e a adesão das pessoas de forma espontânea. Esta é a oitava campanha minha, a quarta que disputo como candidato, e gente já tem um feeling da adesão ou não das campanhas, das candidaturas”

O candidato Tiago Amaral (PSD) chegou às 11h20 no Colégio Universitário, no Centro de Londrina, e antes de votar atendeu a imprensa. Em entrevista, Tiago Amaral disse acreditar em uma definição ainda no primeiro turno. “O voto popular é soberano e a população vai tomar a decisão se vamos voltar ou não pras urnas, ou se este primeiro turno já foi o suficiente para mostrar quem realmente já está preparado”, afirmou. O candidato afirmou ainda que na sua agenda deve conversar com parceiros durante o dia e aguardar a apuração esperando encerrar as eleições ainda hoje.

Ao mesmo tempo, por volta das 11h20, Isabel Diniz (PT) estava no Albino Feijó Sanches, na Zona Sul da cidade. “A expectativa é de segundo turno pelo que construímos e debatemos na cidade em entrevistas e no corpo a corpo. Vai ter segundo turno em Londrina, nós estaremos lá e aí é outra eleição”, afirmou a candidata. Ainda segundo Isabel, a campanha não foi propositiva. “Tivemos candidatura que se negou a participar do debate e a colocar as propostas preferindo uma campanha midiática que não chegou ao coração das pessoas”, criticou a candidata. Segundo ela, a ausência de debates em grandes emissoras também trouxe cerca de 50% da população ainda sem saber em quem votar neste domingo.

Autoridades

Licenciado do cargo, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) chegou para votar às 8h no Colégio Universitário, no Centro da cidade. Em entrevista coletiva, Belinati afirmou ser necessário um segundo turno em Londrina já que a campanha até agora foi “superficial” e “desigual”. “Um candidato tinha todo o tempo de televisão, todos os partidos, todos os recursos, o sistema todo apoiando um determinado candidato”, afirmou. Após o voto, ele seguiu acompanhando a candidata de seu partido, a ex-secretária de educação, Maria Tereza.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), votou na manhã deste domingo em Curitiba, e mais uma vez mostrou apoio e confiança na eleição do candidato a prefeito da capital pelo seu partido, Eduardo Pimentel.

O presidente Lula (PT), votou também pela manhã na Escola Estadual João Firmino em São Bernardo do Campo. Na ocasião, o presidente pediu para que os eleitores conhecessem a biografia dos candidatos e pediu votos aos candidatos do Partido dos Trabalhadores.

Bruno Cardial - Tem Londrina