UPA Jardim do Sol funcionará no Mater Dei a partir da próxima semana
Atendimentos iniciam na segunda-feira.

A partir da próxima segunda-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste de Londrina (UPA Jardim do Sol) passa a funcionar em novo endereço: o antigo prédio do Hospital Mater Dei, na Rua Senador Souza Naves, nº 1.681, no Centro da cidade. A mudança temporária permitirá a reforma completa da sede atual da UPA, localizada na Avenida Leste-Oeste, cuja estrutura está comprometida.
Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), a nova unidade no área central trará melhorias para pacientes e profissionais. Com a mudança, o número de consultórios sobe de 8 para 13; os leitos de observação passam de 16 para 24; e o total de poltronas de hidratação dobra, de 15 para 30. A UPA contará ainda com duas salas de emergência e uma farmácia para fornecer medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), como nas UBSs.

A UPA Centro-Oeste registrou 184.628 atendimentos em 2024, uma média de 15 mil por mês — muito acima da capacidade prevista de 350 por dia. No primeiro semestre de 2025, já foram mais de 89 mil atendimentos. Com a mudança pontual, a média por hora poderá aumentar de 38 para 48 pacientes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, a nova estrutura oferece melhores condições de trabalho e conforto aos usuários. “O impacto mais significativo será na melhoria da qualidade do atendimento, com espaços mais seguros, eficientes e humanizados”, disse.
Mater Dei
O prédio, que estava desativado desde julho de 2023, passou por adaptações, pintura e limpeza. As melhorias começaram em junho, após a assinatura do contrato de locação entre a Prefeitura de Londrina e a Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), proprietária do imóvel.
Redação Tem Londrina