Usina Cultural inicia ‘Temporadas Teatrais’ em Londrina; veja atrações
Projeto terá apresentação de quatro espetáculos com ingressos gratuitos.
A Usina Cultural inicia, neste sábado (23) e domingo (24), seguindo até 31 de agosto, o projeto “Temporadas Teatrais”, que reúne vários espetáculos de companhias londrinenses. São quatro peças: “Kiria, Puri e Vian”; “Vendas e Trocas: Relíquias e Lorotas”; “Vazante”; e “Slam Blackout: edição dos campeões”. Confira abaixo os detalhes das apresentações.
A primeira atração acontece neste sábado (23), às 20h, com “Slam Blackout – edição dos campeões”. Trata-se do último slam oficial produzido pela Blackout em 2025. Esta edição tem a participação de todos os campeões e campeãs das seis edições realizadas até hoje.
Conforme a organização do Slam Blackout, essa edição é especial por promover um campeão dos campeões que poderá disputar o estadual em novembro com chance de se classificar para o nacional, levando consigo a representatividade dos poetas da cidade de Londrina e de toda a cena da poesia falada. O “Slam Blackout – edição dos campeões”.
A entrada para “Temporadas Teatrais” é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla, clicando aqui. Veja abaixo a sinopse dos outros espetáculos, as datas e os horários das apresentações.
Kiria, Puri e Vian”, Grupo Mancha
Dia: 24/08, às 20h
Kiria, Puri e Vian estão em uma pausa na longa viagem que fazem juntos. No passado, formaram uma companhia de teatro, junto a um quarto membro. A companhia se desfez e seus antigos integrantes voltam a se encontrar apenas agora. Nesta noite, dormir parece impossível e, no entanto, os sonhos acontecem. Um encontro marcado por memórias, ausências e a força da imaginação. No elenco, Pedro Bruschi, Sofia Cornwell e Sofia Pedroso, com direção, texto e cenografia de Luan Valero. O figurino é assinado por Sofia Pedroso.
VΛZΛNTΣ, um solo de José Silva
Dias: 30 e 31/08, às 20h
No fundo da gaveta, entre cacarecos, cartas antigas e cheiro de café, um corpo deseja partir. VAZANTΣ é um espetáculo solo sobre mudança, memória e reencontro. Dois seres ocupam a mesma casa-corpo: um vive o mundo visível; o outro, feito de lembranças, vive entre caixas e silêncios. Aos poucos, o de dentro vaza — e transforma tudo. Um espetáculo feito de terra, poeira e afetos enterrados, onde a bagunça do passado pede passagem. Com texto de Luan Valero, direção de Camila Feoli, o monólogo é protagonizado por Jose Silva.
Vendas e Trocas: Relíquias e Lorotas, Coletivo Fresta
Dia: 24/08, às 17h
Uma história cheia de humor, mistério e surpresas! O espetáculo infantil, voltado para crianças de todas as idades, traz a história de Di e Dum, dois carismáticos vendedores, que oferecem relíquias curiosas e histórias fascinantes na encantadora Ilha de Miragem. Em um dia especial, exibem um artefato mágico, mas ninguém oferece o valor esperado.
Projeto
O presidente da Usina Cultural, Alex Lima explica que “Temporadas Teatrais” é uma das atividades desenvolvidas pelo projeto Ponto de Cultura. “Trata-se de um projeto realizado com recursos do Governo Federal, a partir da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)”, disse. O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Redação Tem Londrina com Assessoria