Casa do Bom Samaritano anuncia o fim das atividades em Londrina
Entidade anunciou encerramento das atividades de acolhimento de pessoas.

A Casa do Bom Samaritano de Londrina anunciou que encerrará suas atividades de acolhimento. A direção da entidade filantrópica solicitou à prefeitura o fim dos convênios com a Secretaria do Idoso e a Secretaria de Assistência Social no fim de agosto, dando prazo de 30 dias para que os atendidos sejam realocados. A entidade foi inaugurada em 1983.
Segundo a instituição, há pelo menos dois anos vem sendo negociado um reajuste nos repasses municipais, mas o valor recebido cobre menos da metade dos custos. A redução nas doações agravou a situação financeira e levou à decisão de encerrar os serviços de assistência social.
Atualmente, o abrigo mantém 45 vagas de acolhimento pela Assistência Social e 25 pela Política do Idoso.
Posição da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Londrina confirmou o recebimento do ofício em 28 de agosto, informando sobre o encerramento das parcerias a partir de 30 de setembro. Logo após, representantes do município se reuniram com a diretoria da entidade, que relatou enfrentar “um quadro de extrema fragilidade financeira” herdado pela nova gestão, com risco de bloqueios judiciais em contas bancárias.
Diante da situação, a administração informou que já iniciou planos de ação para transferir os acolhidos para outros serviços, garantindo continuidade do atendimento. O município reforçou que o processo será conduzido de forma organizada para proteger os assistidos.
A entidade mantém ainda convênio com a Secretaria de Educação, responsável por dois centros de educação infantil, que continuarão funcionando normalmente.
Redação Tem Londrina