Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Sesa investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol no Paraná

Pacientes têm 31, 60 e 71 anos.

metanol parana
Imagem: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou, neste sábado (4), o Ministério da Saúde sobre dois novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, elevando para três o total em investigação no estado. Os pacientes são dois homens de 60 e 71 anos, ambos de Curitiba, e uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu.

Segundo a Sesa, todos ingeriram bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação, como dor atrás dos olhos e convulsões.

A mulher está internada em estado leve, já os homens têm quadro considerada grave.

Os três casos aguardam resultado laboratorial. As amostras estão sendo analisadas para confirmação ou descarte da intoxicação. A Sesa informou que acompanha a evolução clínica dos pacientes junto aos municípios.

Segundo o Ministério da Saúde, 102 estão em investigação no país, com sendo 11 confirmados. O estado de São Paulo lidera a quantidade de notificações, com 101 registros.

Orientações à população

Sintomas de alerta: após ingestão de bebidas alcoólicas, sinais como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, visão turva, náuseas ou convulsões exigem atenção imediata.

Atendimento de urgência: pessoas com suspeita de intoxicação devem procurar rapidamente uma UPA ou hospital, onde poderão receber as intervenções adequadas.

Notificação imediata: hospitais e unidades de saúde devem comunicar casos suspeitos ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox).

Redação Tem Londrina


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem