- Jornalismo
- 19 de outubro de 2025
Londrina: 17ª Festa das Crianças agita a Vila Yara neste domingo
Evento gratuito contará com atrações culturais, brinquedos, comidas e atividades recreativas.

A tradicional Festa para Crianças da Vila Yara, na Zona Leste de Londrina, chega à sua 17ª edição neste domingo (19), das 14h às 18h, na Rua Aratinga, entre as ruas Canindé e Tangará. Organizado pela Associação de Moradores da Vila Yara, com apoio de amigos e parceiros da comunidade, o evento espera reunir cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos do bairro e arredores. A festa foi adiada para este domingo em razão da chuva ocorrida na semana passada.
Com entrada gratuita, a festa oferece uma tarde repleta de brincadeiras, brinquedos, apresentações artísticas e comidas típicas, como pipoca, cachorro-quente, bolo, doces, refrigerante e algodão doce. Também haverá distribuição de escovas de dente, promovendo o cuidado com a saúde bucal das crianças.

Além dos brinquedos como, cama elástica, tobogã gigante e piscina de bolinhas — a programação terá um momento com recreadores que farão brincadeiras com bexigas, corrida do sacos e outras gincanas.
Atrações artísticas e culturais
A partir das 14h30, a rua se transforma em palco com a apresentação de “O Gigante Egoísta”, adaptação do conto de Oscar Wilde com dramaturgia e atuação de Paulo Barcellos. A peça convida o público a refletir sobre infância, egoísmo e o direito à ocupação dos espaços públicos.

Às 17h, quem toma conta da festa é a personagem Preta do Leite, vivida pela atriz Edna Aguiar. Após percorrer territórios indígenas, quilombolas e assentamentos, a contadora de histórias chega à Vila Yara com seu balaio cheio de músicas, contos africanos e indígenas, resgatando a oralidade ancestral e promovendo o encontro entre gerações através da palavra.
Convivência comunitária
“A ideia é juntar aos doces e brincadeiras outras atividades alegres e gostosas, e proporcionar espaços de convivência. Durante todo o ano, as ruas do bairro são tomadas por carros e caminhões. É como se, nesse dia, disséssemos: a rua também é nossa e das nossas crianças”, afirma Vinícius Bueno, urbanista social e presidente da Associação de Moradores da Vila Yara.
Segundo ele, a festa é um gesto coletivo de resistência e cuidado. “É prazeroso ver gestantes, adolescentes e crianças reunidas para celebrar em comunidade. O contrário da violência é a convivência, e ao longo desses anos temos experimentado um pouco disso com esses encontros.”
Os alimentos e brinquedos foram arrecadados junto a moradores, empresários e empresas locais, como a CliniKids, a Volo, a Mobiarte, a Jadlog, a Morinare, a Sol Pães, Mercearia da Vera, a Ki-Art e a Dental Clean.
A festa conta com apoio do Tem Londrina.
Redação Tem Londrina